Equipes de resgate encontram três crianças vivas soterradas em São Sebastião

De acordo com o prefeito Felipe Augusto, episódio dá forças para seguir com o trabalho; Grupo de Resgate de Animais em Desastres também atuam na cidade

Felipe Augusto

As equipes de resgaste em São Sebastião (SP) encontraram na tarde desta terça-feira (21) três crianças vivas que estavam soterradas em um dos morros da cidade, informou o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Segundo a coluna Painel do jornal Folha de São Paulo, o  prefeito não soube informar as idades, nem a localização exata do resgate. "Mas esse episódio dá forças para seguirmos com o nosso trabalho. Onde há vida, há esperança", afirmou.

Saiba mais:
Governo de SP dá início às obras de recuperação da Mogi-Bertioga (SP-098)Prefeitura de São Paulo envia cães farejadores e equipes da GCM Ambiental para auxiliar no socorro às vítimas das chuvas no litoral
Governador Tarcísio de Freitas transfere o gabinete para São Sebastião
Governo de São Paulo aciona Exército para apoiar no socorro às vítimas de temporal no Litoral Norte

O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) está em São Sebastião realizando o resgate de animais que ficaram presos nos escombros, em casas nas áreas de risco ou fugiram e estão perdidos pela cidade. Até o momento, os oito voluntários do GRAD já assistiram 50 animais, sendo que 19 deles – cães e gatos - foram resgatados. O GRAD se integrou ao Posto de Comando mobilizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Prefeitura de São Sebastião para resgatar vítimas e apoiar a população atingida pelas fortes chuvas que afetaram a região.

As equipes estão trabalhando 24h por dia desde que a região foi assolada por um volume recorde de chuvas, relata o prefeito.

São cerca de 600 homens trabalhando, revezando-se em turnos e todos com poucas horas de sono. "É uma operação coordenada nas três esferas de poder, União, estado e município, com responsabilidade e agilidade, e muita vontade de fazer dar certo. Não tem ninguém encostado."

As chuvas arrefeceram, mas Felipe Augusto atesta que a situação ainda é crítica. São esperados 200 mm de chuva para os próximos três dias. Embora seja menos que os 600 mm que caíram em menos de 24h no último fim de semana, ainda é bastante, considerando os deslizamentos e o impacto que o primeiro temporal já causou.

Justamente pela delicadeza da situação é que as operações de buscas não tem prazo para acabar. O grupo seguirá mobilizado enquanto houver necessidade.

Além das procura por vítimas, também há equipes mobilizadas de empresas privadas trabalhando na recuperação de estruturas e de sinal de telefonia, por exemplo. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acompanha a situação no local.

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte paulista, divulgou, nesta terça-feira (21), o nome de 12 vítimas do temporal que afetou o município entre sábado (18) e domingo (19).

Até o momento, a Defesa Civil registrou a morte de 44 pessoas, sendo 43 em São Sebastião e uma em Ubatuba. O total foi atualizado na manhã desta terça.

Comentários