Prefeitura de São Paulo inicia nova fase da reforma das calçadas de ruas do Centro Histórico

Serão refeitos 63 mil metros quadrados de calçadas em 23 ruas; Objetivo da mudança é melhorar a acessibilidade e facilitar a manutenção do calçamento

O subprefeito da Sé, Marcelo Vieira Salles e o prefeito Ricardo Nunes

A Prefeitura de São Paulo deu início a uma nova fase da reforma das calçadas de ruas do Centro antigo. A obra vai durar 22 meses e tem como objetivo melhorar a acessibilidade e facilitar a manutenção. Para isso, as conhecidas pedras portuguesas, símbolos da região, serão trocadas por placas de cimento.

A previsão da gestão de Ricardo Nune (MDB), é refazer 63 mil metros quadrados de calçadas em 23 ruas, a um custo que pode chegar a R$ 80 milhões de reais.

Segundo o secretário de Obras da prefeitura, Marcos Monteiro, a reforma vai atingir inclusive o subsolo da região. "Tudo isso vai ser reordenado”, disse.

Ele também informou que, depois da reforma, o Centro vai ganhar iluminação nos prédios e uma nova sinalização, com informações sobre a região que poderão ser consultadas pelo celular.


Ruas contempladas

O Centro Histórico paulistano conta com importantes pontos turísticos de valor histórico, artístico, arquitetônico, arqueológico e paisagístico. A área contém importantes centros culturais, bares, restaurantes, edifícios históricos, concentração de comércio especializado, além de diversos serviços públicos nas áreas de saúde, assistência social, cultura, entre outros.

Serão 62,2 mil m2 de calçadões requalificados, abrangendo 23 ruas.

Ruas perimetrais


1. Rua Líbero Badaró

2. Largo São Francisco

3. Rua Benjamim Constant

4. Praça da Sé

5. Pátio do Colégio

6. Rua Boa Vista


Ruas internas (Calçadão)

1. Praça Ouvidor Pacheco e Silva

2. Rua São Bento

3. Rua José Bonifácio

4. Rua Quintino Bocaiúva

5. Rua Senador Paulo Egídio

6. Rua Barão de Paranapiacaba

7. Rua Direita

8. Rua XV de Novembro

9. Praça Manoel da Nóbrega

10. Rua Álvares Penteado

11. Rua Miguel Couto

12. Rua da Quitanda

13. Rua Anchieta

14. Rua do Tesouro

15. Rua do Comércio

16. Largo da Misericórdia

17. Rua São João

Comentários