Governadores assinam Carta de Brasília e Lula promete prioridade a obras

Documento foi ratificado pelos 27 chefes dos Executivos estaduais e prevê comprometimento com a defesa à democracia e o crescimento econômico



Laísa Dall'Agnol - Veja

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 27, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os 27 governadores dos estados e do Distrito Federal, o grupo reafirmou o compromisso com a democracia e a estabilidade institucional e social do país. Os representantes ratificaram o acordo ao assinar a ‘Carta de Brasília’, documento inédito que firmou ainda a preocupação comum com o crescimento econômico da União e das unidades da federação.

“A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira”, diz trecho do documento. (Leia a íntegra abaixo) O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, elogiou o que classificou de “intervenção cirúrgica” de Lula na segurança pública do Distrito Federal após os ataques de terrorismo e depredação de 8 de janeiro. O ministro afirmou, ainda, que o governo dará prioridade às entregas e retomadas de mais de 10.000 obras federais nos estados, uma das principais demandas dos chefes dos Executivos estaduais. 

De acordo com Padilha, o plano de investimento nas obras terá um calendário inicial liderado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Entre 3 e 10 de fevereiro, governadores e consórcios poderão encaminhar os projetos prioritários de obras estruturantes. “A diretriz é retomar obras paralisadas, desde Minha Casa Minha Vida, educação, saúde e infraestrutura logística”, afirmou Padilha. 

Ficou definido que o grupo criará, em conjunto, um Conselho da Federação — representado por integrantes da União, estados e municípios –, que terá como objetivo uma agenda permanente de diálogo, bem como a pactuação em torno de temas prioritários. Padilha também afirmou que o governo trabalhará para o fortalecimento dos Consórcios Públicos, de forma a “resgatar” as parcerias em políticas públicas deterioradas pelo governo Jair Bolsonaro. 

“O presidente Lula fez questão de dizer que a era do conflito federativo acabou, a era de um presidente da República ir a um estado e se negar a estar junto com um governador, disputar obras, querer boicotar um estado, acabou. Vamos criar esse plano de investimento de forma conjunta, em parceria com governadores e prefeitos, independentemente do partido”, afirmou Padilha em pronunciamento após a reunião. 

Outro compromisso firmado foi o lançamento de um Movimento Nacional pela Vacinação, a ser liderado pelo Ministério da Saúde e reforçado pelos estados e municípios. Na última quinta-feira, 26, a ministra Nísia Trindade anunciou a criação do departamento de imunização dentro da pasta e alertou para a necessidade de se mobilizar as unidades da federação para as campanhas de vacinação. 


Carta da Democracia 

Em reunião realizada hoje, 27 de janeiro de 2023, entre os vinte e sete Governadores e Governadoras dos Estados e do Distrito Federal com o Presidente da República, reafirmamos nosso compromisso com o estado democrático de direito e com a estabilidade institucional e social do país. 

A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira. 

O encontro de hoje ratificou o desejo de todos para que o pacto federativo funcione em um ambiente cooperativo e eficiente para superarmos os entraves econômicos e para lidarmos com as grandes necessidades do povo brasileiro. 

Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional. Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados.

Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente.

 Brasília, 27 de janeiro de 2023.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA 
Presidente da República 

GLADSON CAMELI 
Governador do Estado do Acre 

PAULO DANTAS 
Governador do Estado de Alagoas 

CLÉCIO LUÍS 
Governador do Estado do Amapá 

WILSON LIMA 
Governador do Estado do Amazonas 

JERÔNIMO RODRIGUES 
Governador do Estado da Bahia 

ELMANO DE FREITAS 
Governador do Estado do Ceará 

CELINA LEÃO 
Governadora em exercício do Distrito Federal 

RENATO CASAGRANDE 
Governador do Estado do Espírito Santo 

RONALDO CAIADO 
Governador do Estado de Goiás 

CARLOS BRANDÃO 
Governador do Estado do Maranhão

MAURO MENDES Governador do Estado do Mato Grosso 

EDUARDO RIEDEL 
Governador do Estado do Mato Grosso do Sul 

ROMEU ZEMA 
Governador do Estado de Minas Gerais 

HELDER BARBALHO 
Governador do Estado do Pará 

JOÃO AZEVÊDO 
Governador do Estado da Paraíba 

RATINHO JUNIOR 
Governador do Estado do Paraná 

RAQUEL LYRA 
Governadora do Estado de Pernambuco 

RAFAEL FONTELES 
Governador do Estado do Piauí 

CLÁUDIO CASTRO 
Governador do Estado do Rio de Janeiro 

FÁTIMA BEZERRA 
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte 

EDUARDO LEITE 
Governador do Estado do Rio Grande do Sul 

Cel. MARCOS ROCHA 
Governador do Estado de Rondônia 

ANTÔNIO DENARIUM 
Governador do Estado de Roraima

JORGINHO MELLO 
Governador do Estado de Santa Catarina 

TARCÍSIO DE FREITAS 
Governador do Estado de São Paulo 

FÁBIO MITIDIERI 
Governador do Estado de Sergipe 

WANDERLEI BARBOSA 
Governador do Estado de Tocantins

Comentários