Tarifa de ônibus, metrô e CPTM em São Paulo não terá aumento em 2023

O anúncio foi feito pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes nesta quarta-feira  (28); gestão municipal estuda a implantação da tarifa zero para ônibus na capital

Ricardo Nunes 

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta quarta-feira, 28, que a tarifa dos ônibus municipais não terá aumento em 2023 e será mantida em R$ 4,40. O governo do Estado também decidiu pelo congelamento do valor da passagem do transporte coletivo para as linhas de metrô e da CPTM, informação confirmada oficialmente pela assessoria de comunicação do governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nunes comunicou a decisão à imprensa durante agenda pública de inauguração de um novo centro de cuidados odontológicos. Ele destacou que a tarifa do transporte não terá aumento pelo terceiro ano consecutivo.

“Nós avaliamos, com a nossa equipe, que é importante (não aumentar o valor da tarifa), mesmo que a Prefeitura aporte mais recursos de subsídios. Mas que a gente incentive o transporte coletivo. Isso melhora o trânsito na cidade, melhora a questão do ambiente com relação à poluição causada por veículos”, destacou.

Nunes recentemente solicitou que a SPTrans faça um estudo sobre a viabilidade econômica, financeira e jurídica da implantação da tarifa zero (também chamada de “passe livre”) na cidade. Embora oficialmente afirme que a medida esteja em avaliação, tem discutido o tema com reuniões e com autoridades variadas, inclusive vereadores da oposição.

Comentários