Bolsonaro avisa que o Golpe de Estado está pronto

Com maioria no Congresso, basta o presidente ser reeleito para aumentar o número de ministros do STF e TSE e bolsonarizar  o Judiciário


O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste domingo que recebeu a sugestão de aumentar o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e que isso será decidido após as eleições.

“Essa sugestão já chegou para mim, a gente decide depois das eleições”, afirmou o presidente, em participação no canal Pilhado, no YouTube.

Bolsonaro admitiu que essa seria uma forma de pulverizar o poder dos ministros.

Ele lembrou que o governo poderá indicar nomes para duas vagas ao Supremo no ano que vem e que, com isso, “talvez” a sugestão de aumentar o número de integrantes da Corte possa ser descartada. “Tenho certeza que, numa reeleição, o Supremo vai agir de uma forma diferente de como agiu até o momento. Se não for possível descartar [aumento do número de ministros], você vê como é que fica.”

Para levar o plano adiante, Bolsonaro reforçou que ele terá mais força para passar propostas no Legislativo, dado o crescimento da bancada conservadora no Congresso, após as eleições de domingo passado. “Com a nova composição do Parlamento, acabaram as dificuldades [no Legislativo]”, afirmou. “Peço a Deus uma reeleição, não é por mim, é para a gente botar para dentro quem está fora das quatro linhas da Constituição”.

O chefe do Executivo voltou a atacar ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disse que eles votam com parcialidade. “Os caras têm lado político. Qualquer ação no Supremo e no TSE, dá ganho de causa para o outro lado, não tem isenção”.

Fonte: Estadão

Comentários