Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 53%; Lula tem 36%

Marcado por alta reprovação, número de pessoas que rejeitam votar no presidente oscila negativamente


O Globo 

Na batalha para diminuir as rejeições no caminho para as eleições de outubro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é reprovado por 53%, segundo a mais nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira. Já ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas, não receberia de jeito nenhum o voto de 36% do eleitorado entrevistado desta vez.

A mais recente rodada do levantamento indica oscilação negativa em relação aos números do último Datafolha para o presidente. Em busca da reeleição, ele segue como o mais rejeitado dentre todos os candidatos presidenciais — neste ano, segundo o Datafolha, sempre mais da metade do eleitorado tem se recusado a votar nele. Em junho, 55% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum.

Lula, por sua vez, se manteve estável na margem de erro com 36% de rejeição frente aos 35% de rejeição em junho. Entre outros candidatos, Ciro Gomes (PDT) viu sua rejeição oscilar positivamente de 24% em junho para 25%, enquanto Simone Tebet (MDB) foi de 14% para 16% de reprovação agora. Não votariam em André Janones (Avante) 14%, mesma porcentagem observada em junho.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 eleitores presencialmente em 181 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%. O registro da sondagem no TSE é BR-01192/2022.

Comentários