Movimento Direitos Já! reúne 11 partidos em defesa do processo eleitoral

Encontro ocorreu na noite de segunda (30), em São Paulo, e recebeu também lideranças da sociedade civil


Movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia realiza reunião com representantes de 11 partidos e de organizações da sociedade civil em São Paulo

Mônica Bergamo - Folha.com

O movimento Direitos Já! Fórum pela Democracia realizou uma reunião com representantes de 11 partidos e de organizações da sociedade civil na noite de segunda-feira (30), em São Paulo, para discutir o cenário de ameaças às eleições deste ano.

A reunião ocorreu na casa da presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e foi organizada pelo líder do movimento, Fernando Guimarães.

Os presidentes do PSDB, PSB e PV —Bruno Araújo, Carlos Siqueira, José Luiz Penha, respectivamente– participaram do encontro, assim como os vice-presidentes do PC do B e do Podemos, Walter Sorrentino e Alfredo Martins Correia, e o secretário-geral do PT, Paulo Teixeira.

"Há uma responsabilidade diante deste momento em que há uma tensão no processo eleitoral em que o mandatário [Jair Bolsonaro (PL)]busca tensionar [o pleito], desacreditando instituições como o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e as urnas eletrônicas", afirma Fernando Guimarães.

Ainda estavam presentes o coordenador nacional do PSD, Ricardo Patah, o presidente estadual do Novo em São Paulo, Alfredo Fuentes, o secretário-geral adjunto do MDB em São Paulo, Rodrigo Arenas, e o presidente municipal do PDT em São Paulo, Antonio Neto.

Além dos políticos, representantes da sociedade como o fundador da Educafro, Frei David, a ex-secretária de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo Eunice Prudente, a ex-senadora Eva Blay, o ex-ministro da Justiça José Gregori e a socióloga Maria Alice Setubal, a Neca, também compareceram.

Durante o encontro, foi apresentado o Conselho de Acompanhamento do Processo Eleitoral, organizado pelo Direitos Já!, que irá manter diálogo com os partidos e a sociedade civil para garantir a normalidade das eleições.

Comentários