'Mais um ato de profunda irresponsabilidade', diz Doria sobre Bolsonaro querer desobrigar uso de máscara por vacinados

Governador de SP e secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, criticaram postura do presidente e ressaltaram importância de manter o uso da máscara, principalmente por conta do ritmo lento da vacinação no país

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante coletiva na sede do Instituto Butantan

G1

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), classificou como irresponsável a atitude do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de querer desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid ou já contraído a doença.

"É mais um ato de profunda irresponsabilidade do presidente da república, que reafirma a sua condição de negacionista e irresponsável. O presidente Jair Bolsonaro não tem compaixão, principalmente pela vida do povo brasileiro", disse Doria na manhã desta sexta-feira (11).

O governador esteve na sede do Instituto Butantan para acompanhar a liberação de 800 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

Durante coletiva no local, o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, também criticou a postura do presidente e ressaltou a importância de manter o uso da máscara, principalmente por conta do avanço da vacinação em ritmo lento no país.

"Todas as pessoas, mesmo as que tiverem tomado a vacina, as duas doses, ou que tenham tido Covid, devem, nesse momento, enquanto nós não tivermos uma vacinação em massa, ainda manter uso das máscaras. Isso é absolutamente fundamental, é importante que as pessoas estejam se protegendo", afirmou o secretário.

No estado de São Paulo, a lei que torna o uso da máscara obrigatório foi sancionada em maio de 2020. A legislação segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que todos usem máscaras em áreas onde o distanciamento social não é possível.

"Portanto, é importante continuem usando as máscaras como forma de prevenção, façam distanciamento entre as pessoas, evitem aglomeração. Nós ainda temos números altos em todo o país, e São Paulo também se encontra com números elevados, por isso a nossa fase de transição ainda estendida", completou Gorinchteyn.


Parecer do Ministro

Nesta quinta (10), Bolsonaro afirmou que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um "parecer" para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a Covid ou por quem já tiver contraído a doença.

Bolsonaro deu a declaração no Palácio do Planalto, ao discursar durante solenidade de lançamento de programas do Ministério do Turismo.

Comentários