Secretaria Municipal da Saúde entrega a primeira etapa da reforma do Hospital do Servidor Público

Espaço passará e ser exclusivo para funcionários públicos a partir do mês de agosto, com a implementação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro

O secretário Municipal da Saúde e o prefeito em exercício, Ricardo Nunes


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou nesta quarta-feira (12/05), a primeira etapa da reforma geral da infraestrutura do Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), na Rua Castro Alves, 60 - Aclimação.

O projeto faz parte do Programa Avança Saúde SP, fruto de um acordo da Prefeitura de São Paulo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o prefeito em exercício, Ricardo Nunes, foram investidos mais de R$ 8 milhões nesta obra e, a partir de agosto, esse hospital será exclusivo para o uso dos servidores públicos. “Vamos fazer um gesto de reconhecimento e de carinho para o funcionalismo público do município de São Paulo retornando esse hospital ao atendimento exclusivo do funcionalismo municipal, porque teremos a UPA, que vamos inaugurar em agosto. Portanto, o atendimento de porta aberta aqui poderá ser feito lá, deixando esse hospital exclusivo para os funcionários públicos”, afirmou. “É mais um gesto do prefeito Bruno Covas de reconhecimento ao funcionalismo público”, completou.

Além de integrar o Pronto-Socorro (PS) Adulto com PS Infantil, Pediatria e Psiquiatria, Psicologia da Infância e Adolescência, o projeto prevê a instalação de ar-condicionado central no Centro Cirúrgico/Central de Material Esterilizado, Centro Obstétrico, UTIs Adulto e laboratório.

Dos três pavimentos previstos, dois foram entregues nesta quarta-feira. O primeiro andar/térreo vai contar com o PS Adulto, equipado com sala de choque para dois atendimentos simultâneos, sala de emergência com dez leitos, recepção de pacientes, duas salas de classificação de risco, três consultórios para atendimento clínico, sala de sutura com consultório da cirurgia adjacente, eletrocardiograma, coleta de sangue, medicação, inalação e áreas de apoio.

O segundo pavimento conta com 30 leitos de retaguarda do PS Adulto, sendo 28 de enfermaria e dois de isolamento. O local também oferece salas de apoio como o posto de enfermagem e de serviço, copa de nutrição, setor administrativo, com secretaria e salas de coordenação médica e de enfermagem, além do Núcleo Interno de Regulação (NIR).

Na próxima etapa da obra será entregue o Pronto-Socorro Infantil. As reformas também prosseguem no terceiro pavimento, onde funcionará a Clínica de Pediatria (atendimentos ambulatoriais), atendimento de Psiquiatria e Psicologia da Infância e Adolescência (PPIA), 17 consultórios, sala de procedimentos, de observação e sala de cirurgia infantil, pré-consulta, sala de vacina, de reunião médica, coordenação, guichê de atendimento e recepção e consultório de Ginecologia (para jovens menores de 18 anos), entre outros.

Comentários