Prefeitura de SP recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer

Imunizante será usado para vacinar contra Covid-19 idosos de 60 a 62 anos a partir desta quinta (6). Cidade de SP recebeu na terça-feira (4) 135.720 doses no Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, na Zona Norte da cidade.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido

G1 

Vacinação de idosos entre 60 e 62 anos começa nesta quinta em SP; prefeitura pretende concluir aplicação da 1a dose desse público até sábado

Após recebimento do primeiro lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech, a Prefeitura de São Paulo começa a distribuir as doses entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta quarta-feira (5).

As 135.720 doses da vacina serão utilizadas para imunizar os idosos de 60, 61 e 62 anos a partir da próxima quinta-feira (6).

O prefeito em exercício, Ricardo Nunes, e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, acompanharam a chegada das primeiras doses na terça-feira (4). Segundo Ricardo Nunes, o imunizante será disponibilizado nas 468 UBSs da capital.

O secretário da Saúde informou que neste primeiro momento, a vacina da Pfizer não será disponibilizada nos drive-thrus. "Os técnicos do Ministério da Saúde pediram, na última sexta-feira, aos nossos técnicos para que a gente não utilizasse ainda neste momento nos drive-thrus".

Com isso, a cidade terá a aplicação de três imunizantes diferentes simultaneamente: a vacina da Pfizer nas UBSs, da Astrazeneca nos drive-thrus e a CoronaVac está sendo usada nas UBSs apenas para a segunda dose.

Segundo o governo estadual, o município recebeu as doses nas temperaturas entre -25ºC e -15ºC, podendo permanecer nesta faixa por até 14 dias.

Para aplicação, a Secretaria Municipal da Saúde irá proceder com o descongelamento da vacina para +2ºC a +8ºC e encaminhará para as unidades de saúde para utilização no prazo máximo de até 5 dias.

A prefeitura diz que o município de São Paulo alterou uma de suas câmaras frias, de 100 m3, para -25ºC. Ela terá condições de acondicionar 4 milhões de doses durante 14 dias, conforme orientação da Pfizer.

A cidade conta ainda com outras câmaras em quatro pontos de distribuição. Também está disponível transporte especializado para vacinas congeladas.


Que vacina é essa? Pfizer Biontech

Armazenamento

As doses da vacina da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o Ministério da Saúde recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais do país, "de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra".

O primeiro lote, com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech comprado pelo Brasil, chegou ao país na quinta-feira (29). Ao todo, o governo federal tem contrato para 100 milhões de doses.

A pasta recomendou que, se possível, a vacinação ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.


Distribuição e público-alvo

Na segunda (3), o Ministério da Saúde começou a distribuir os lotes do imunizante pelo país.

Nesta primeira fase, estados e o Distrito Federal receberão 499.590 vacinas referentes à primeira dose do imunizante. A vacina é administrada em duas doses.

Segundo o governo federal, a vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente. Entretanto, estados e municípios têm autonomia para seguir com estratégias locais.

Comentários

  1. Parabéns,;Precisamos Vacinar o Brasil ,Como A Maior Metrópole da América Latina,Secretário..Esse Presidente ,Qual e Jogo Dele?

    ResponderExcluir

Postar um comentário