A partir desta terça, SP vacina contra a gripe pessoas com mais de 60 anos e professores

Campanha continua imunizando crianças até 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e indígenas. Na capital paulista, vacinação contra gripe acontece apenas em escolas


G1 

O estado de São Paulo começa nesta terça-feira (11) a campanha de vacinação contra a gripe de um novo grupo: pessoas com mais de 60 anos e professores das redes pública e privada, que somam mais 7,8 milhões de pessoas.

Também poderão comparecer aos postos as pessoas que integram grupos da primeira etapa, pois a meta de 90% de imunização não foi batida – para a maioria, a cobertura ainda está abaixo de 30%.

Mesmo com doses disponíveis desde o dia 12 de abril, só foram imunizadas até o momento 978,4 mil crianças (29,6% de cobertura vacinal), 114,7 mil gestantes (26,2%), 342,9 mil profissionais da saúde (22,1%) e 21,4 mil puérperas (29,9%). Também foram vacinados 3,7 mil indígenas (63,7%). Estes quatro grupos totalizam 5,5 milhões de pessoas e cerca de 1,4 milhão delas aderiram à campanha até o momento.

Neste ano, por conta da imunização contra o coronovírus, a vacinação da gripe na capital paulista é feita apenas em escolas e estabelecimentos de educação, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Locais de vacinação contra a gripe na cidade de SP 

A medida foi tomada pela prefeitura para evitar aglomerações nos postos de saúde e também o cruzamento de públicos-alvo. A meta é imunizar 5 milhões de pessoas na capital.


Cronograma da vacinação

A campanha da gripe começou com inversão na ordem do grupo prioritário. Também por conta da pandemia, e da imunização de idosos contra a Covid, crianças de seis meses a seis anos e gestantes foram vacinadas antes da população acima de 60 anos.

Depois de pessoas com mais de 60 anos e professores, serão contemplados outros grupos: pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Cronograma de vacinação contra a gripe na cidade de SP


Vacinação gripe e Covid: orientações

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que quem tomou a vacina contra a Covid deve esperar 14 dias para ser imunizado contra a gripe.

Pessoas com diagnóstico de Covid confirmado ou em curso há menos de 28 dias devem adiar a vacinação contra a influenza.

Comentários