'Dia do Índio, Filhos da Terra', artigo de Mary Kaiapó

19 de Abril entre muitos outros dias é Dia dos Índios *FILHOS DA TERRA*


Mary Kaiapó*

Dia para ressaltarmos ao estado de São Paulo e para o Brasil, a real relevância dos primeiros povos da Terra que chegaram há 16 mil anos atrás na América.

Dia de reconhecimento da imensa diversidade cultural nos processos de desenvolvimento social e econômico, sendo meio de sobrevivência das comunidades indígenas , a qual selam sua contribuição na *Preservação da Cultura Milenar Indígena e Preservação do Meio Ambiente*.

Todos os aspectos da nossa cultura podem variar bastante entre os povos, ou até mesmo dentro de uma comunidade ao longo do tempo. A língua, a forma de organização social e política, os rituais, os mitos, as formas de expressões artísticas, as habitações e a maneira de se relacionar com o Meio Ambiente são exemplos de fatores que se diferenciam.


As principais manifestações artísticas da “Arte Indígena” através da “Música e dança”, “Pintura corporal”, “Arte em madeira”, “Trançado”(cestaria), Oca( habitat indígena natural, onde ocorrem Apresentações culturais) e Artesanatos em geral: colares, brincos, pulseiras, cocares, etc.... onde as Mulheres e meninas indígenas contribuem de maneira eficaz na Sustentabilidade familiar, quais todos os indígenas seguem sua trajetória na garantia posição num dos objetivo 5 para mulheres entre outros do OBJETIVO de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da ONU.

Homenageamos todo Dia do ÍNDIO, juntos somos todos FILHOS DA TERRA


*Mary Kaiapó 
Ativista indígena/presidente da UNIESPT
Conselho Secretário Estadual de Mulheres - PSDB-SP
Conselho Instituto Justiça Saia(MP)

Comentários