100% dos idosos com 77 anos ou mais receberam 1º dose de vacina contra a Covid-19 na cidade de SP

Idosos com 76 e 75 anos começam a ser imunizados na próxima segunda-feira (15)

O prefeito Bruno Covas acompanha a vacinação

G1 

A Prefeitura de São Paulo informou que 100% dos idosos com mais de 77 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade. Para serem imunizados, os idosos precisam receber a segunda dose da vacina.

"Todo esse planejamento é baseado no número de doses que recebemos, então precisamos primeiro aguardar o envio das doses pra depois poder estipular as faixas etárias que serão atingidas. Ainda não temos a data que elas serão enviadas ao município, e assim que for anunciado pelo programa estadual de imunização, iremos desencadear a sequência de faixas etárias pra vacinação", afirmou Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde.

A próxima faixa etária que será imunizada é de idosos com 76 e 75 anos a partir do dia 15 de março.

“A gente quer logo uma melhora, não só pra minha vida, mas pra vida de outras pessoas também, outros mais jovens, mais velhos do que eu, pra mim é importante a vacina, eu tô até ansiosa pra que chega a minha vez”, afirmou Cecília da Silva, de 75 anos.

Enquanto isso, os postos de vacinação contra a Covid-19 no sistema drive-thru estão fechados desde sexta-feira (5). A cidade chegou a ter 14 postos de vacinação no sistema drive-thru em funcionamento, operando de segunda a sábado, das 8h às 17h. Os dois mais novos foram inaugurados apenas na manhã desta sexta (5), no Parque Villa Lobos, na Zona Oeste, e no Shopping Aricanduva, na Zona Leste da capital.


Os 82 drive-thrus anexos a Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam funcionando de segunda à sexta, das 8h às 17h. A vacinação contra Covid-19 também prossegue nas 468 UBSs da capital (veja a lista completa).


Mortes caem

O número de mortes por Covid-19 entre idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo caiu 70% entre janeiro e fevereiro de 2021, segundo dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para especialistas, a redução acentuada, principalmente nas mortes desse grupo, pode já estar refletindo os efeitos da aplicação das vacinas entre os idosos da cidade, que começou há 30 dias.

Os dados da Prefeitura de São Paulo compreendem o período das primeiras semanas de aplicação do imunizante contra a Covid-19 na capital paulista, que começou em 5 fevereiro. Os números são preliminares e serão atualizados retroativamente.

De acordo com a gestão paulistana, as mortes desses idosos recuaram de 127 em janeiro para 38 no mês passado. Os números de internações e de casos também tiveram uma queda acentuada.

Comentários