Nas buscas do Google, Covas e Boulos disparam nas vésperas das eleições

O interesse pelos dois candidatos no site começou a subir no início de outubro. As pesquisas posteriores mostraram um crescimento de suas candidaturas

Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL)

Veja São Paulo

As buscas no Google pelos nomes de Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) dispararam nas últimas semanas em São Paulo, em comparação com outros candidatos que lideram as pesquisas eleitorais na cidade.

A imagem abaixo mostra o volume de buscas por Covas, Boulos, Russomanno (Republicanos) e Márcio França (PSB) na capital paulista nos últimos 90 dias. A curva mostra que Covas e Boulos começaram a se destacar dos concorrentes no início de outubro. As pesquisas eleitorais divulgadas posteriormente revelaram um crescimento das intenções de voto nos dois candidatos.

Reprodução / Google Trends/Veja SP

Nos últimos dias, de acordo com o gráfico, o interesse pelo atual prefeito e pelo concorrente do PSOL se tornou ainda maior em relação ao restante do grupo.

Na mais recente pesquisa eleitoral, divulgada pelo Datafolha na quarta-feira (11), Bruno Covas subiu de 28% para 32% (em comparação com a semana anterior) e Boulos foi de 14% para 16%, aparecendo pela primeira vez a frente de Russomanno (que caiu de 16% para 14%), embora a diferença não supere a margem de erro.

O gráfico, feito com ajuda da ferramenta Google Trends, não produz necessariamente um resultado estatisticamente válido sobre o interesse da população em relação aos nomes dos candidatos, mas pode revelar uma tendência sobre os temas mais buscados na internet.

Comentários