EXAME/IDEIA: Bruno Covas herda mais votos e bate Boulos: 64% a 36%

Pesquisa EXAME/IDEIA mostra que Covas é reeleito com votos transferidos de França, Russomanno e Mamãe Falei

Bruno Covas e Guilherme Boulos

Fabiane Stefano - Exame

O prefeito Bruno Covas (PSDB) vence o candidato Guilherme Boulos (PSOL) com 64% dos votos válidos no segundo turno para a Prefeitura de São Paulo.

Os dados de intenção de votos para a corrida eleitoral na capital paulista fazem parte de uma pesquisa exclusiva de EXAME/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Na pesquisa estimulada, Covas recebe 56% das intenções de voto e Boulos, 31%, em um cenário que haveria 10% de votos nulos e 3% de brancos. Apenas entre os mais jovens, entre os de 16 e 24 anos, o candidato do PSOL ganharia de Covas, com 46% das intenções de voto.

EXAME IDEIA segundo turno Sao Paulo

 (ARTE/Exame)



“Bruno Covas consegue a maioria dos votos dos eleitores Marcio França, Russomano e Mamãe Falei. Com isso constrói sua vantagem. Todavia, a pesquisa mostra que Boulos é o candidato dos eleitores de renda mais alta e mais escolarizados””, diz diz Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto de pesquisa focado em opinião pública.

A pesquisa mostra que 90% dos que votaram em Márcio França no primeiro turno votam em Covas no segundo, mesmo índice verificado entre os eleitores de Mamãe Falei. Já entre os eleitores de Russomanno, 89% preferem o candidato do PSDB.

O levantamento ouviu 800 eleitores da cidade de São Paulo nos dias 16 e 17 de novembro e foi registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral com a identificação SP-07424/2020. A margem de erro é de três pontos para cima ou para baixo.

Comentários