Datafolha: Bruno Covas derrota todos os rivais em simulações de segundo turno



O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Bruno Covas, é favorito em todas as simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha.

Contra Guilherme Boulos (PSOL), Covas registra 56%, ante 30% do adversário. Para 12%, o voto em branco ou nulo é melhor opção. Quando o cenário foi simulado em 3 e 4 de novembro, os índices eram semelhantes, 54% a 32%.

Na disputa entre o prefeito e o deputado Celso Russomanno (Republicanos), Covas leva a melhor a esta altura com 59%, ante 25%. Votam branco ou nulo 15%.

Na rodada anterior, o índice era de 57% a 27%, mas, como na disputa geral, houve uma inversão de curva: em 21 e 22 de setembro, Russomanno tinha 46% e Covas, 40%.

Já se os adversários no segundo turno forem Covas e o ex-governador Márcio França (PSB), houve uma mudança mais significativa em relação à pesquisa anterior.

O tucano ampliou sua pontuação de 48% para 53%, tecnicamente dentro da margem de erro, mas com indicação de alta.

O pessebista viu sua intenção ir de 39% para 34%, na mesma proporção. Votam nulo ou branco 11%.

Essa diferença vai contra a avaliação de integrantes do PSDB de que França seria um adversário mais perigoso no segundo turno, assim como o fato de ele não aparecer como a principal segunda opção de seus rivais diretos.

Por outro lado, avaliam tucanos, ele teria mais facilidade em estabelecer um diálogo com eleitores mais suscetíveis à polarização à esquerda ou à direita.

A divulgação do levantamento chegou a ser censurada, a pedido da campanha de Russomanno, pelo juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas.

Após mandado de segurança do Datafolha no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de SP, a publicação foi autorizada na noite desta quarta (11) pelo juiz Afonso Celso da Silva.

O Datafolha ouviu 1.512 eleitores nos dias 9 e 10, e a margem de erro é de três pontos percentuais. Encomendado pela Rede Globo e pela Folha, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número SP-05584/2020.



Comentários