Bruno Covas promete garantir creche municipal para mães que fizerem pré-natal na rede pública

Prefeito de São Paulo e candidato à reeleição prometeu ainda inaugurar mais Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e refez promessa de prontuário eletrônico telemedicina na rede municipal de saúde para o ano que vem

O secretário da Saúde, Edson Aparecido e o prefeito Bruno Covas (PSDB) em visita ao Hospital do M'Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, nesta terça (6) 

Zelda Mello - TV Globo e G1

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), disse nesta terça-feira (6) que, a partir do ano que vem, mães que fizerem o pré-natal de seus bebês na rede pública, por meio do programa Mãe Paulistana, terão creche garantida na rede municipal.

"Durante nossa gestão retomamos o programa Mãe Paulistana. Assistência durante o pré-natal, acompanhamento até os 2 anos de idade, passe livre para poder fazer exames e consultas. Agora estamos juntando e anunciando que a partir do ano que vem o programa Mãe Paulistana passa a dar garantia de vagas nas creches na cidade de São Paulo", disse Covas em uma visita oficial ao Hospital do M'Boi Mirim, na Zona Sul da capital.

A mãe terá até o quinto mês de gestação para avisar que quer uma vaga em uma creche de São Paulo. A contrapartida é fazer todos os exames e o acompanhamento do pré-natal.

Segundo a última pesquisa Ibope, Covas aparece em segundo lugar na disputa para a prefeitura da capital, com 21% das intenções de voto, atrás do candidato Celso Russomanno (Republicanos), que tem 26%. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a legislação eleitoral, o prefeito não precisa se afastar da gestão municipal para concorrer às eleições. Se um chefe do Poder Executivo quiser concorrer a outro cargo, daí é preciso renunciar seis meses antes das eleições.

Durante a visita à maternidade do Hospital do M'Boi Mirim nesta terça, Bruno Covas disse que pretende inaugurar mais 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na cidade até o final do ano. Hoje a cidade tem 14 UPAs e o candidato pretende, na próxima gestão, criar outras 16.

"Já estamos ampliando a quantidade de UPAs: Eram 4 quando assumimos a gestão e já inauguramos mais 10. Vamos inaugurar mais 6 até o fim do ano. E teremos na próxima gestão mais 16 com recursos do BID", disse Covas.

Outro promessa feita na visita foi a de terminar de implantar o prontuário eletrônico e o uso da telemedicina na rede pública.

"Vamos até o ano que vem também terminar a implementação do prontuário eletrônico e da telemedicina para todas as unidades básicas de saúde da cidade de São Paulo", disse o prefeito.


Promessas na saúde

Na última terça-feira (29), Covas também prometeu, até maio do ano que vem, universalizar o prontuário eletrônico e a telemedicina na saúde municipal da capital.

“Até maio do ano que vem nós teremos universalizado o que hoje é a realidade de vários cantos da cidade de São Paulo, que é o prontuário eletrônico e a telemedicina. Com esses dois instrumentos de tecnologia, nós iremos dar a todos os SUS-dependentes da cidade de São Paulo a mesma qualidade, presteza e rapidez no atendimento da população que tem convênio médico a disposição aqui em São Paulo”, afirmou.

Comentários