Plano de governo de Russomanno é plágio de edital da gestão Covas


"E entre o original e a cópia, é melhor ficar com o original", ironizou a equipe do prefeito

Celso Russomanno

O plano de governo do deputado Celso Russomanno (Republicanos) para a Prefeitura de São Paulo tem proposta que reproduz de modo praticamente literal passagens de editais lançados pela gestão Bruno Covas (PSDB) entre 2018 e 2020.

Em nota, a coordenação da campanha de Russomanno diz que não se trata de "uma cópia" e que a ideia é de aperfeiçoar programas. Também afirma que retificará o trecho em questão. Procurada pelo Painel, a campanha de Covas apontou plágio (veja abaixo).

Ao tratar das propostas em mobilidade urbana e transporte, o programa de Russomanno fala em "Concessão para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais de ônibus e de seus empreendimentos associados, e realização de obras de melhoria no perímetro de abrangência".

Trata-se de reprodução praticamente literal de proposta tucana de concessão de terminais de ônibus, que diz em seu edital: "Concessão para administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais de ônibus Cidade Tiradentes, Pirituba, Santo Amaro e Vila Nova Cachoeirinha e de seus empreendimentos associados, e realização de obras de melhoria no perímetro de abrangência".

Esse trecho do edital aparece também em edital para concessão do terminal Princesa Isabel, na seção de perguntas do site da Prefeitura de São Paulo e em outras páginas oficiais da gestão municipal.

O pacote de privatizações e concessões foi uma das principais bandeiras da atual gestão da Prefeitura de São Paulo.

No plano de governo enviado ao Tribunal Superior Eleitoral por Russomanno, o trecho aparece com diagramação diferente, inclusive, com um sublinhado escuro atrás das letras.
Trecho de programa de governo de Celso Russomanno - Reprodução

Em nota, a campanha de Russomanno afirma que a proposta no programa visa "aperfeiçoar e ampliar o projeto de concessão dos terminais de ônibus na cidade de São Paulo, uma vez que já foi aprovado pela Câmara Municipal, incluindo todos os terminais das oito áreas e da área central".

Diz que "diferença em relação da prefeitura é que esta se circunscreve apenas quatro terminais: Cidade Tiradentes, Pirituba, Santo Amaro e Vila Cachoerinha, sendo que a nossa será abrangida para todos os terminais."

A coordenação de campanha de Russomano diz que "para evitar futuros questionamentos", retificará "o texto da proposta, mantendo o objetivo da redação."

A campanha de Covas enviou nota em que fala em plágio e cópia, e brincou com o histórico televisivo de Russomanno.

“O plágio do candidato Celso Russomano mostra que até ele apoia as medidas do prefeito Bruno Covas. E entre o original e a cópia, é melhor ficar com o original. Para o bem do consumidor.”


Fonte: Painel da Folha

Comentários