Coordenador do Ministério da Saúde ataca STF e tira máscara do rosto em atos pró-Bolsonaro


Médico Allan Garcês é descrito como bolsonarista fervoroso e causou tumulto na abertura de congresso em 2019

URGENTE! Dr. Allan Garcês, Médico Maranhense pode ser o novo ...
Bolsonaro e Allan Garcês

Painel da Folha

Coordenador-geral de Gestão de Projetos de Saúde Digital do Ministério da Saúde desde março, o médico e militar da reserva Allan Quadros Garcês tem atacado agressivamente o STF nas redes sociais e em manifestações pró-Jair Bolsonaro (sem partido).

Nelas, Garcês tem agido de modo contrário às recomendações da própria pasta na qual trabalha, participando de aglomerações sem uso de máscara ou com ela no queixo. No Twitter, Garcês chama o STF de ditador, ideológico e pelego.

Descrito como bolsonarista fervoroso —para alguns, caricato—, Garcês escreveu em 21 de junho que havia chegado “a vez do povo resgatar a Constituição e reconquistar a sua democracia e liberdade, que foram roubadas”.

O servidor Allan Garcês, do Ministério da Saúde, atacando o STF em ato em apoio a Bolsonaro

No Twitter, convocou de maneira entusiasmada seus seguidores a aderirem aos atos contra um "judiciário pelego, autoritário, ideológico e ditador".E então publicou fotos e vídeos em manifestação no Distrito Federal em que aparece sem máscara, abraçando pessoas, inclusive.

Garcês foi nomeado para um cargo de diretor no Ministério da Saúde em janeiro de 2019. Quando assumiu a Secretaria de Saúde de Roraima, em janeiro de 2020, titulares da pasta em outros estados brincavam sobre quanto tempo ele duraria no cargo. Ficou apenas 43 dias antes de ser exonerado pelo também bolsonarista Antonio Denarium (sem partido, deixou o PSL para se juntar à Aliança pelo Brasil que Bolsonaro tenta criar).

Em 2019, na abertura da Conferência Nacional de Saúde, lançou bateria de provocações a um grupo na plateia que gritava “Lula Livre”. A atitude gerou desconforto nos debatedores e quase acabou em violência quando parte do grupo ofendido avançou em direção ao palco. Ele deixou o local protegido por um cordão de isolamento.

Em nota, o Ministério da Saúde confirma que Garcês é coordenador de projetos de informação digital. Garcês afirma que estava no “livre exercício de cidadania ao participar da manifestação, que usou máscara durante todo o período em que esteve no ato e a tirou para fazer uma fotografia, mantendo distanciamento adequado de outras pessoas”.

Garcês diz que irá reavaliar as mensagens nas redes sociais, deixando clara sua posição em favor da democracia.

Comentários