São Paulo tem 43 mortes por Covid-19 em 24 horas, menor registro desde abril


O governador de São Paulo, João Doria e o secretário de Saúde, José Henrique Germann

Paula Mariane - CNN

De ontem para hoje, foram registradas 43 mortes por Covid-19 no estado de São Paulo. Este é o menor número de mortes confirmadas em 24 horas desde 2 de abril – na época, foram registradas 58 óbitos pelo novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP), durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (8). 

Na última segunda-feira (1º), o estado de São Paulo havia contabilizado 674 mortes. Na segunda, 25 de maio, 807 óbitos. Sete dias antes, em 18 de maio, foram 674 mortos pela doença. 

O secretário de Saúde, José Henrique Germann, explica que a queda no número de casos e mortes às segundas e terças-feiras se deve ao menor efetivo nos finais de semana, o que gera uma redução nos registros do sistema de saúde. Ele destaca, porém, que, realmente, o índice desta segunda apresenta uma redução em relação ao início de outras semanas.

"Hoje, segunda, estamos olhando os dados que foram computados no domingo. Como esses dados não são imputados na mesma velocidade dos dias úteis, ocorre esse atraso na contabilidade. Independente deste número ser 'falsamente' baixo, ele aponta para a redução do número de mortes no estado de São Paulo", reforça o coordenador do Centro de Contingência de Covid-19, Carlos Carvalho.

"Estamos atingindo o nosso platô. Isso nos deixa tranquilos. Precisamos ainda do apoio irrestrito da população para usar máscaras", disse Germann.

Segundo a atualização mais recente do boletim epidemiológico, foram registrados, até o momento, 144.593 casos de Covid-19 no estado de São Paulo, com 9.188 mortes. Mais de 27 mil pessoas se recuperaram.

Comentários