Secretaria Municipal da Saúde reforça estoques de equipamentos de proteção individual para o enfrentamento do coronavírus



A proteção dos profissionais de saúde é protocolo no enfrentamento da Covid-19

Nenhuma descrição de foto disponível.


A Secretaria Municipal da Saúde de São paulo reforça estoques de equipamentos de proteção individual (EPI) para o enfrentamento do coronavírus. A segurança de quem está na linha de frente garante a vida de quem salva vidas e também evita a propagação do novo coronavírus. Essa é uma premissa da Saúde municipal em todas as unidades de atendimento: Amas, UBS, UPA, hospitais municipais, parceiros e hospitais de campanha.

Foram adquiridos 2,9 milhões de máscaras cirúrgicas, 500 mil unidades do modelo N95 e encomendamos mais 2 milhões de máscaras de importadores de produtos da China.
O objetivo é manter os estoques de EPI em todas as unidades de saúde da capital abastecidos no período de escassez mundial de produtos de proteção, conforme já alertado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, por meio da rede FAB LAB LIVRE SP, laboratórios públicos de fabricação digital da pasta, adaptou estrutura e logística para a produção de máscaras de proteção facial. A Galeria Olido, assim como outros equipamentos da SMIT, está fechada para o público. No local, foram concentradas 12 Impressoras 3D e uma cortadora a laser que produzirão mil máscaras entre 30 e 40 dias.

Também estão recebendo doações em solidariedade de parceiros e da população diariamente. Vejam o que já foi recebido:

- 130 máscaras faciais e 05 cúpulas de acrílico para o Hospital Municipal de Parelheiros;
- 15 mil máscaras para as unidades do município em geral;
- 10 mil luvas para as unidades do município em geral;
- 1.509 máscaras acrílicas encaminhadas diretamente para os hospitais municipais;
- 95.487 unidades de álcool em gel;
- 7 mil litros de álcool líquido;
- entre outros produtos e materiais como desinfetantes, água sanitária, água e café.

Para facilitar as doações neste momento de solidariedade, criamos um canal para que empresas e pessoas interessadas possam fazer contato direto. Clique aqui para saber mais:



Com relação ao uso de EPI pelos profissionais, o consumo dos equipamentos triplicou nos hospitais da Autarquia Hospitalar:

- Máscara descartável (cirúrgica), passou de 75.776 para 282.890 – aumento de 373%

- Mascara NR32, passou de 3771 para 12.693 – aumento de 336%

- Avental, passou de 77059 para 129395 – aumento de 167%

- Óculos, passou de 109 para 1156 – aumento de 1060%

Na cidade de São Paulo, 130 unidades de saúde tiveram aumento na assistência e no atendimento ao novo coronavírus com ampliação de horário. São:

- 13 prontos-socorros;
- 9 AMA 12h;
- 82 AMA/UBS Integradas;
- 13 UPA;
- 8 AMA 24h isoladas;
- 5 AMA 24h hospitalares.

Para mais informações sobre o novo coronavírus, higiene das mãos, distanciamento social e domiciliar, limpeza e desinfecção de ambientes, acesse: 

Comentários