David Uip recomendou a Mandetta uso de cloroquina contra coronavírus na rede pública


Médico vem sofrendo ataques nas redes sociais por não dizer se usou o medicamento para se curar

Doria confirma que David Uip tem coronavírus e diz que passará por ...
O médico ao lado do governador João Doria durante coletiva com a imprensa 

Thiago Amâncio - Folha.com

O coordenador do comitê de controle do coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, recomendou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a distribuição da cloroquina na rede pública do país, desde que haja receita médica e autorização do paciente. A informação foi dada pelo governador João Doria (PSDB) e pelo próprio médicos nesta quarta (8).

Uip afirmou que se reuniu com Mandetta na última quinta-feira (2). "Eu era o único infectologista e sugeri que ampliasse o uso de cloroquina para todos os pacientes internados em duas condições: desde que o médico receitasse e o paciente autorizasse."

Uip afirmou que o medicamento tem efeitos adversos, cardíacos, hepáticos e visuais. "É um medicamento que tem que ser usado com critério e com cuidado, sempre com observação do médico que prescreveu."

David Uip, curado após ter sido infectado pelo coronavírus, tem sofrido ataques em redes sociais por não dizer se foi ou não tratado com a cloroquina ou a hidroxicloroquina, medicamentos para malária que entrou no debate após políticos como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ou dos Estados Unidos, Donald Trump, defenderem seu uso para o combate à Covid-19 mesmo sem evidências concretas de que ele seja efetivo.

Doria abriu entrevista à imprensa defendendo Uip, Kalil e também Mandetta. "Que país é esse onde o confronto através das redes sociais é feito para destruir a reputação de pessoa?", afirmou. "Atacar médicos não salva a vida de ninguém."

Comentários