Secretaria Municipal de Saúde pede intervenção em três unidades do hospital Sancta Maggiore após 65 mortes por coronavírus
Segundo o órgão, das 103 mortes registradas por covid-19 até agora na capital paulista, 65 ocorreram no Sancta Maggiore; Investigação diz que as unidades do Paraíso, Pinheiros e Jardim Paulista não estão cumprindo normas sanitárias e epidemiológicas da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), solicitou a intervenção no Hospital Sancta Maggiore por meio de ofício à Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhado no dia 27/3.
A solicitação ocorreu devido ao elevado número de óbitos (65) por coronavírus registrado nas unidades do hospital, e pelos resultados de laudos das inspeções da Vigilância em Saúde do Município, realizados na instituição.
Com essa medida, Prefeitura e Estado querem auxiliar o hospital a superar as dificuldades apresentadas agora.
Ministério Público
Além do pedido de intervenção municipal, o Ministério Público (MP) de São Paulo instaurou, nesta segunda-feira (30), investigação criminal para apurar possível omissão de notificação de mortes pelo coronavírus por parte de rede de hospital em São Paulo.
Segundo os promotores, o objetivo é apurar eventual prática de delito de não notificação compulsória de cinco mortes decorrentes do coronavírus no Hospital Sancta Maggiore.
Para a promotora criminal Celeste Leite dos Santos, a suspeita existe desde que foi feita uma fiscalização no hospital feita por uma equipe da prefeitura de São Paulo.
“De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a inspeção epidemiológica no referido hospital constatou a existência de casos suspeitos de coronavírus não-notificados na unidade, fato que teria impedido a vigilância sanitária de adotar as medidas necessárias”, afirma.
De acordo com o MP, a investigação envolve a Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, as secretarias de Saúde do Estado e da Cidade de São Paulo, Polícia Civil, Hospital Sancta Maggiore.
Durante a investigação, familiares das vítimas do coronavírus no Sancta Maggiore serão intimidados a prestarem depoimentos e auxiliarem na investigação.
Comentários
Postar um comentário