FHC: 'A gente tem que ter noção do cargo'


Em entrevista ao programa Roberto D'Ávila, na GloboNews, ex-presidente defende o respeito às instituições e conta bastidores de seus dois mandatos

Roberto D'Avila entrevista Fernando Henrique Cardoso

GloboNews

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, defendeu, em entrevista ao programa Roberto D'Ávila, o respeito entre os poderes e às instituições, ao falar sobre o vídeo divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro em uma rede social com chamado para uma manifestação.

Na entrevista, que foi ao ar na GloboNews, nesta segunda-feira (2), o ex-presidente fez uma análise da função de quem ocupa a Presidência da República. "Comandar a agenda não quer dizer que você vai impor, quer dizer que você abre a discussão", declarou.

"Eu fui presidente. Eu sei dos impulsos que você tem na Presidência. Você se irrita, muitas vezes, é difícil se autocontrolar. Acho que todo presidente apela ao povo. Pode apelar, falar com o povo, explicar ao povo. Mas não deve dar o sentido de 'Olha, ou vocês vêm pra rua, ou...'. Não. Eu espero que as instituições sejam realmente consolidadas", disse FHC.

FHC também contou bastidores dos seus dois mandatos como presidente (1995-2003) e fala sobre a postura que adotou em momentos conturbados. "A gente tem que ter uma noção do cargo", declarou.

Ele também comentou a relação com a oposição: "O ódio é erro sempre. Acho que é preciso ter gestos que diminuam o sentimento de agressividade. Na vida política democrática, você deve discordar, ter o direito de discordar. Sobretudo quem tem o poder, não pode querer esmagar a opinião do outro".

Comentários