China responde Eduardo Bolsonaro e diz que quem ataca povo chinês dá 'tiro no pé'


Declarações de deputado sobre responsabilidade da China na pandemia abriram crise diplomática

Resultado de imagem para embaixador da China no Brasil, Yang Wanming
O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming

Ricardo Della Coletta - Folha.com

A embaixada da China no Brasil voltou a criticar (nesta quinta-feira (19) o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e disse que "quem insiste em atacar e humilhar o povo chinês acaba sendo dando um tiro no seu próprio pé".

"São absurdas e preconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis. Não vale a pena refutá-las. Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar a sua visão", escreveu no Twitter a missão diplomática.

"Os seus argumentos mostram que você não está arrependido pela sua atitude, tampouco ciente dos seus erros. Ao continuar a optar por ficar no lado oposto ao povo chinês, está indo cada vez mais longe no caminho errado", acrescentou.

Desde a quarta (18) Eduardo e o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, tem protagonizado uma troca de acusações nas redes sociais, desde que o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escreveu em suas redes que o governo chinês é culpado pela pandemia do Covid-19.

Como resposta, as autoridades chinesas classificaram na quarta como “insulto maléfico” as declarações do deputado e disseram que ele voltou com um “vírus mental” da viagem aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente dos EUA, Donald Trump em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida.

O incidente diplomático aberto por Eduardo fez com que os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pedissem desculpas pela fala do parlamentar. O chanceler Ernesto Araújo, por sua vez, disse que as falas de Eduardo não refletem a opinião do governo brasileiro. Mas cobrou um pedido de retratação por parte de Yang por o que considerou ofensas ao presidente Bolsonaro —a embaixada avaliou a manifestação do ministro como insatisfatória.

Em resposta, Eduardo disse nesta quinta que nunca quis ofender o povo chinês, mas manteve as críticas ao regime e afirmou que o embaixador Yang não rebateu seus argumentos.

"Não identifiquei qualquer desconstrução dos meus argumentos por parte do embaixador chinês no Brasil. Este apenas demonstrou irritação com meu post e direcionou erroneamente suas energias no compartilhamento de posts ofensivos à honra de minha família —este sim um fato grave e desproporcional."

Diante das novas declarações do deputado federal, a conta no Twitter da embaixada da China soltou uma nova leva de mensagens na noite desta quinta.

"Sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil está combatendo a epidemia do coronavírus. Como deputado federal, ao invés de contribuir devidamente para esse combate, você tem gastado tempo e energia para atacar deliberadamente a China e espalhar boatos", escreveram os diplomatas do país asiático.

"Você afirma que foi eleito pelo povo, mas fica a pergunta: será que está cumprindo os seus deveres como deputado? Será que merce a confiança daqueles que votaram em si?", concluíram.


Comentários