Justiça determina que Zé de Abreu retire posts ofensivos ao PSDB do Twitter


Imagem relacionada
José de Abreu 

O ator José de Abreu terá de retirar do twitter os posts ofensivos ao PSDB de São Paulo publicados em janeiro deste ano. A decisão, em caráter liminar, foi proferida pelo Desembargador José Carlos Ferreira Alves, do Tribunal de Justiça de São Paulo, nesta quarta-feira (22/01).

De acordo com a decisão, José de Abreu extrapolou os limites do razoável e da exposição da liberdade de manifestação de pensamento e opinião. “Destaca-se que a liberdade de opinião, manifestada publicamente, não pode ser exercida de forma irresponsável, sob pena de ocorrer o exercício arbitrário da justiça com as próprias mãos, o que é intolerável num estado democrático de direito”, destacou (confira a íntegra AQUI).

Para o presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, a liminar fez Justiça ao partido. “A liberdade de expressão não dá às pessoas o direito de caluniar, de dizer mentiras à vontade. É preciso ter responsabilidade e, para aqueles que não têm esse compromisso, existe a Justiça. José de Abreu é livre para defender Lula e seus petistas de estimação, mas não tem o direito de dizer mentiras sobre o PSDB ou quaisquer de seus adversários”, disse.

Este não é o primeiro processo contra José de Abreu. No ano passado, ele foi condenado a pagar uma indenização de R$ 20 mil ao Hospital Israelita Albert Einstein por ter escrito em suas redes sociais que a facada desferida contra o presidente Jair Bolsonaro, ainda durante a campanha eleitoral, teria sido “elaborada com o apoio” do hospital, que tratou o então candidato à época.

Processo

No último dia 14, o Diretório Estadual do PSDB-SP ingressou com uma ação judicial contra o ator e o Twitter na qual pede a retirada de posts ofensivos ao partido da rede social do ator, o pagamento de indenização por danos morais e a tutela antecipada de documentos e informações referentes ao caso. Em primeira análise, a liminar foi indeferida. O PSDB, então, recorreu da decisão.

Em 18 e 22 de dezembro de 2019, o ator petista fez postagens no Twitter imputando ao partido o crime de roubo. “Conclui-se, a partir destas constatações, que o Segundo Requerido, graciosamente, fruto de seu destempero ideológico, ofendeu a agremiação partidária autora com afirmações inverídicas e graves”, afirma a inicial.

Fonte: PSDB-SP

Comentários