Família do ex-deputado Paulo Kobayashi comemora veto a homenagem a ditador Pinochet na ALESP


A homenagem ocorreria no auditório Paulo Kobayashi, nome do deputado que presidiu a ALESP de 1997 a 1999



Welbi Maia - Editor 

O jornalista Sergio Kobayashi, irmão do ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo publicou cometário nas redes sociais em que comemora comunicado do atual presidenta da casa, deputado Cauê Macris de vetar nas dependências da casa homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet, proposto pelo deputado estadual Frederico d'Avila (PSL).

O presidente da ALESP publicou na noite de ontem (20), em seu Twitter comentário onde diz que assinará nesta segunda-feira (21), ato para impedir que evento em homagem ao ditador chileno ocorra nas dependências da casa.

A postagem de Macris foi compartilhada pelo jornalista Sergio Kobayashi, que é irmão do ex-deputado estadual e ex-presidente da ALESP, entre os anos 1997 e 1999. Serginho (como é conhecido o jornalista), disse que a notícia da homenagem a Pinochet, que ocorreria no auditório que leva o nome de seu irmão, deixou a família angustiada. Em agradecimento à decisão do presidente da ALESP, o jornalista desabafou: "Ainda bem q veio salvação!".

A homenagem foi marcada na agenda oficial da Alesp para 10 de dezembro, data que é Dia Internacional dos Direitos Humanos e também aniversário da morte de Pinochet. O evento foi protocolado na semana passada por d'Avila. 

A ditadura militar chilena levou 200 mil pessoas ao exílio, torturou milhares e deixou mais de três mil mortos, sem contabilizar os desaparecidos.


Biografia de Paulo Kobaiashi

Resultado de imagem para deputado paulo kobayashi
Paulista de Ribeirão Pires, nasceu em 30 de junho de 1945. Formado em Geografia pela PUC-SP em 1971, foi professor e coordenador do curso de geografia para mais de 1 milhão de alunos, entre eles, o ex-governador Geraldo Alckmin. Escreveu vários livros didáticos. 

Em 1974 concorreu pela primeira vez, sendo eleito deputado estadual pela Arena. Em 1982 conquistou um novo mandato de deputado estadual pelo PMDB. Foi um dos fundadores do PSDB em 1988. Em 1989 foi eleito vereador em São Paulo, e reeleito em 1993 (PSDB). Foi eleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Em 1995 assumiu como deputado estadual (PSDB) pela terceira vez. Em 1997, os colegas deputados o fizeram presidente da Assembléia Legislativa do Estado.Em 1998, foi eleito deputado federal. 

Faleceu em São Paulo, em 26 de abril de 2005, quando cumpria seu segundo mandato à Câmara dos Deputados(2003/07).

Comentários