FHC ressalta importância do centro como ‘base da democracia’


Segundo escreveu, a “liberdade” e a “inclusão” são as bases da democracia moderna

Resultado de imagem para fhc welbi
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 

O Globo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ressaltou neste sábado, no Twitter, a importância da visão de centro na política brasileira. Segundo escreveu, a “liberdade” e a “inclusão” são as bases da democracia moderna.

“Edmar Bacha, no último Roda Viva, fala de liberalismo progressista. Nada de centro amorfo: perseverar para crescer com tecnologia e redistribuição de renda. São bases da democracia moderna: liberdade e inclusão. É o centro político de que precisamos. O resto sobra. Mãos à obra!”, escreveu o ex-presidente, ao mencionar o economista que integrou a equipe econômica que formulou o Plano Real.

No fim de março, o ex-presidente já havia sinalizado uma postura de oposição ao presidente Jair Bolsonaro. FHC usou as redes para defender o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que havia se desentendido com Bolsonaro, em meio às articulações para a aprovação da reforma da Previdência.

Na ocasião, FHC escreveu no Twitter que “um presidente que não entende” a força do Congresso “pode cair” e que “maltratar quem preside a Câmara é caminho para o desastre”.

Na última sexta-feira, durante café-da-manhã com jornalistas, Bolsonaro afirmou que, “se Deus quiser”, o Brasil terá uma política semelhante a que promove no Palácio do Planalto “de forma eterna”, e criticou os últimos ex-presidentes: “Não teremos mais pessoas como FHC, Lula ou Dilma", afirmou.

Comentários