'Quem estiver esperando disputa vai se frustrar', diz Alckmin sobre PSDB


Eleição da próxima Executiva do partido está prevista para o dia 31 de maio do ano que vem

Alexandre Facciolla - Estado


Presidente do PSDB até maio, o ex-governador Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira, 28, que sua sucessão deve ocorrer sem as tradicionais disputas que marcaram o partido recentemente.

"Quem estiver esperando uma grande disputa vai se frustrar”, afirmou após se reunir com a bancada tucana em Brasília. Foi o primeiro encontro após a derrota de Alckmin nas eleições.

Conforme revelou o Estado, Alckmin já deu sinais de que não vai oferecer resistência ao avanço do governador eleito de São Paulo, João Doria, e deve abrir espaço para que o antigo aliado assuma o comando da sigla. A ideia é que Doria indique o deputado federal Bruno Araújo (PE) para a presidência do partido.

A eleição da próxima executiva do PSDB está prevista para o dia 31 de maio do ano que vem.

Além de Araújo, outros dois nomes têm sido cotados - o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), lançada oficialmente nesta terça-feira, 27, pela ala feminina do partido. Na sede nacional, onde o encontro ocorreu, integrantes do movimento exibiam uma camiseta de campanha da deputada.

Tanto a senadora eleita por São Paulo, Mara Gabrilli (única representante mulher dos tucanos no senado), que propôs o nome da ex-governadora do Rio Grande do Sul, quanto a própria deputada Yeda Crusius se mostraram surpresas com a mobilização. “Foi uma coisa que não esperava, mas é natural. Houve crescimento das mulheres no partido, o que mostra força política, e elas querem posições e querem quem as representem. É uma tendência natural”, disse.

Comentários