SERPAJ-Brasil não concorda com a visita de Adolfo Pérez Esquivel a Lula


Resultado de imagem para Adolfo Pérez Esquivel rosalvo
D. Paulo, Adolfo Perez Esquivel (Premio Nobel da Paz 1980) e Rosalvo Salgueiro, Coordenador Nacional do SERPAJ-Brasil


Segundo a SERPAJ-Brasil Serviço, Paz e Justiça, a visita ao Brasil de Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, com a intenção de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba-Paraná, não foi exposto aos demais coordenadores do SERPAJ, tão pouco tem a concordância dos mesmos, que ao saber de tais fatos, fizeram uma reunião de emergência para decidir que atitude tomar sobre o caso.

Os coordenadores deixam claro o reconhecimento da operação Lava Jato, como algo que está mudando a história do País, e de forma alguma reconhece a posição do Adolfo de taxar o Lula como preso político ou injustiçado.

A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, negou na última terça-feira (18), o pedido de Esquivel, para fazer uma inspeção na sala onde está preso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O petista está detido desde o último dia 7 de abril.

Segue nota à imprensa assinada por Rosalvo Salgueiro, Coordenador Nacional do SERPAJ-Brasil,   sobre as tentativas frustadas de Adolfo, em visitar o Lula na prisão federal do Paraná.


SERVIÇO PAZ E JUSTIÇA – SERPAJ-BRASIL

Nota à imprensa

Nós, membros do Serviço Paz e Justiça – SERPAJ-Brasil motivados pela notícia, amplamente divulgada no dia de ontem, que dava conta de que nosso líder maior Adolfo Péres Esquivel está no Brasil e que tentou visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e valendo-se das Regras Mandela tentou vistoriar as condições do aprisionamento na sede da Polícia Federal na cidade de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, sob a alegação de suas suspeitas de “violação dos Direitos Humanos” do ex-presidente, resolvemos vir a público manifestar nossa opinião sobre este tema.

Reunidos emergencialmente os membros do SERPAJ-Brasil, na sede da entidade à Rua Calídice, 187, Parque Cruzeiro do Sul, nesta Capital do Estado de São Paulo, vimos manifestar nosso total apoio às investigações e ações penais propostas à Justiça do nosso País que já é mundialmente conhecida como Operação Lava Jato.

Temos acompanhado, na medida do possível, e observado com atenção e podemos afirmar e afiançar:

Que de modo geral a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal em suas quatro instâncias, como sendo: a 13ª Vara Federal de Curitiba, no Estado do Paraná, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4 com sede na cidade de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul, o Superior Tribunal Justiça – STJ e Supremo Tribunal Federal, ambos com sede em Brasília, nossa Capital da República, têm respeitado as leis processuais pátrias e a Constituição Federal que consagra os princípios do juízo natural, da presunção de inocência, do direito ao contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal.

Que não há perseguição política ou discriminação de qualquer natureza a qualquer dos acusados que não seja a persecução penal e pretensão punitiva do Estado Democrático de Direito que desde o ano de 1988 estamos vivendo em nosso País.

Que é grande e continua crescendo o número dos acusados, indiciados e processados, estando já na casa das centenas os condenados e cumprindo penas.

Que os condenados são de diversos partidos políticos de diferentes matizes ideológicos entre políticos, funcionários públicos de altos cargos e grandes empresários, os maiores do País. Só pra citar alguns: 1 - o Deputado Eduardo Cunha ex-presidente da Câmara dos Deputados Federais; 2 – o ex-Ministro Antônio Palocci Filho; 3 – o ex-Governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, 4 - o ex-Deputado Paulo Maluf que também é ex-governador do Estado de São Paulo, 5 - João Vaccari Neto ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores PT, 6 – o ex-Ministro José Dirceu e 7- o ex-presidente Lula e muitos outros

Que por primeira vez no Brasil estamos vendo que os ricos e poderosos também estão ao alcance da lei;

Que por disposição da Constituição Federal os juízes da Segunda Instância – TRF4, Terceira Instância – STJ e da Quarta Instância – STF são nomeados pelo Presidente da República e o foram em sua absoluta maioria nomeados pelos governos de PT, de Lula e Dilma Rousseff.

Que as condições da prisão de Lula são diferenciadas, para melhor, das dos demais apenados da Operação Lava Jato, e que estas são extraordinariamente melhores do que as dos demais presídios do Sistema Penitenciário Brasileiro.

Que apenas a três dias as condições das prisões foram inspecionadas por Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal integrada por senadores “amigos de Lula”, muitos dos quais são investigados ou já se encontram na condição de réus na mesma Operação Lava Jato e que ao fim da inspeção os senadores informaram que os próprios detidos reconheceram que não há qualquer agressão aos seus direitos.

Que é triste, mas temos que reconhecer que o PT liderado por Lula e sua turma, instalou aqui o maior esquema de corrupção da história que se tem notícia, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, perdendo somente para o saqueio praticados pelas metrópoles europeias, principalmente em nossa querida América Latina, no período do expansionismo colonial. Aqui a corrupção comprovada é contada às centenas de bilhões de dólares.

Assim sendo, lamentamos profundamente que o Adolfo sendo ele detentor do Prêmio Nobel da Paz empreste seu nome e sua credibilidade para lançar dúvidas sobre a verdade para confundir a opinião pública mundial.

Lula não é um preso político, ele está cumprindo pena por haver cometido crimes de corrução, de lavagem de dinheiro e por formação de quadrilha. Diga-se mais, até agora ele foi condenado em apenas um dos muitos processos que responde perante a Justiça Brasileira.

A bem da verdade e para deixar claro nosso posicionamento, nós do SERPAJ-Brasil em São Paulo autorizamos nosso companheiro Rosalvo Salgueiro que é nosso Coordenador Nacional divulgar esta manifestação.


São Paulo, 19 de abril de 2018

Rosalvo Salgueiro

Coordenador Nacional do SERPAJ-Brasil

Comentários

  1. Parabéns ao ROSALVO SALGUEIRO e ao SERPAJ pelo esclarecimento , que por infelicidade o senhor ADOLFO PEREz ESQUIVEL esta totalmente mau informado em relação a prisão de LULA , que foi um presidente e esta PRESO por CORRUPÇÃO

    ResponderExcluir

Postar um comentário