PSDB define calendário de prévias para escolha do candidato a governador SP


Prefeito discursou no evento, sem deixar claro se deseja concorrer ao Bandeirantes

Joelmir Tavares - Folha.com

A imagem pode conter: 4 pessoas

Em reunião com a presença do prefeito João Doria, o diretório estadual do PSDB de São Paulo confirmou na noite desta segunda-feira (5) calendário que favorece a candidatura dele a governador e enterrou proposta de seus adversários internos.

Os tucanos mantiveram o plano de fazer neste mês as prévias do partido para escolha de seu candidato ao Palácio dos Bandeirantes. A votação dos membros da sigla está prevista para o dia 18, com eventual segundo turno no dia 25.

Doria fez discurso enfático no fim da votação —chegou a subir na mesa colocada no palco do diretório estadual do PSDB, em Moema (zona sul)— e foi aclamado por militantes, com coros de que incluíam expressões como "Doria governador" e "João trabalhador" (seu mote na campanha para prefeito). Um grupo tocava tambores e pandeiros.

"É com essa energia que nós, juntos, vamos ganhar a eleição em São Paulo", afirmou o prefeito. Oficialmente, o tucano nega que seja candidato. Ele saiu do local do evento sem falar com os jornalistas.

Ressonando a mensagem de "unidade interna" das falas da noite, Doria disse que "o adversário do PSDB não está no PSDB", mas fora dele e defendeu o instrumento das prévias, afirmando ver com legitimidade a apresentação de outras pré-candidaturas.

O ex-senador José Aníbal, o secretário estadual Floriano Pesaro, o cientista político Luiz Felipe d'Avila e o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, também manifestam interesse em representar o PSDB na corrida pelo cargo hoje ocupado pelo também tucano Geraldo Alckmin.

Comentários