Brasil expulsa diplomata venezuelano em retaliação ao governo de Maduro


Itamaraty aguardava notificação oficial para anunciar medida que funciona como retaliação ao governo venezuelano

Resultado de imagem para itamaraty

Lu Aiko Otta - O Estado de S. Paulo

O governo brasileiro decidiu hoje declarar 'persona non grata' o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado. A medida vem em reação à decisão do governo venezuelano, anunciada no último sábado, de fazer o mesmo ao embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira.

A retaliação contra o diplomata venezuelano estava prevista desde o último sábado. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores havia informado que adotaria "medidas de reciprocidade correspondentes". No entanto, o Itamaraty aguardava um gesto formal da chancelaria venezuelana para reagir. 

Isso porque o anúncio da medida contra o embaixador brasileiro foi feito pela presidente da assembleia constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez. O Brasil, porém, não reconhece a assembleia como legítima. Por isso, a nota emitida no sábado dizia que haveria reciprocidade caso a medida fosse confirmada.

O Canadá, cujo encarregado de negócios, Craib Kowalik, está na mesma situação de Pereira, agiu mais rápido e ainda ontem declarou 'personae non gratae' o embaixador e o encarregado de negócios da Venezuela.

Ruy Pereira, embaixador brasileiro na Venezuela, foi declarado 'persona non grata' na Venezuela 
Foto: Carlso Garcia Rawlins/Reuters

A Venezuela está sem embaixador no Brasil desde o ano passado, em protesto contra o que entende ter sido um "golpe" que afastou a presidente Dilma Rousseff. Assim, a medida de reciprocidade foi aplicada ao diplomata mais graduado em serviço no Brasil.

Comentários