Senador José Serra avisa PSDB que pensa em concorrer ao governo de SP em 2018


Senador tem se reunido com prefeitos e líderes; nesta segunda, vai jantar com deputados

SILVIA AMORIM  - O GLOBO

Resultado de imagem para JOSÉ SERRA WELBI

Apontado como carta fora do baralho após ser atingido pela Lava-Jato, o senador José Serra (PSDB-SP) está de volta ao jogo eleitoral de 2018. O tucano comunicou há cerca de dez dias a algumas lideranças do partido em São Paulo que vai tentar viabilizar sua candidatura a governador. Na noite desta segunda-feira ele será o convidado de honra de um jantar organizado por deputados estaduais de diversas legendas.

A articulação de uma candidatura do senador ganhou terreno nas últimas semanas com o enfraquecimento político do prefeito João Doria (PSDB), que está às voltas com sua queda de popularidade, inimigos no partido e medidas erráticas na prefeitura. Com a vaga de presidenciável ameaçada, Doria começou a cogitar lançar-se para o governo paulista. Mas a má fase do prefeito passou a ser vista por entusiastas de uma candidatura de Serra como oportunidade de recuperação de espaço político.

Para sondar a receptividade de sua postulação, Serra tem se reunido com prefeitos paulistas e lideranças partidárias. Um dos encontros foi organizado em outubro pelo ministro da Ciência Gilberto Kassab, presidente do PSD e amigo do senador desde quando foi vice dele na prefeitura paulistana, entre 2005 e 2006. Kassab vê numa ascensão do tucano a chance de retornar ao poder em São Paulo, como vice-governador ou até mesmo senador.

Nessas sondagens, Serra não se apresenta como candidato, mas analisa cenários para a sucessão estadual e sinaliza estar aberto à disputa. Antes de começar a se movimentar, o tucano foi até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comunicá-lo do novo plano.

— Ele está andando por aí e fazendo reuniões para tentar ser candidato. É um dos gestores mais preparados do Brasil e tem tudo para ser candidato. Se tiver mais de um interessado, fazemos prévia — afirmou o presidente do PSDB de São Paulo, deputado Pedro Tobias, também procurado por Serra.

O PSDB tem hoje quatro nomes para a vaga de candidato a governador: Serra, Doria (caso seja preterido para presidenciável), o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e o cientista político Luiz Felipe D'Avila, genro do empresário Abílio Diniz.

Comentários