Aécio sai em defesa de Anastasia: 'Vamos ajudar a provar a verdade"


Folha.com

Senadores Aécio Neves e Antonio Ansatasia

O senador Aécio Neves (MG) saiu em defesa de seu aliado, Antonio Anastasia (PSDB-MG). Em nota publicada neste sábado em uma de suas redes sociais, o presidente nacional do PSDB diz que o colega mineiro é "um dos homens mais sérios e competentes do Brasil" e pede ajuda aos simpatizantes: "Vamos ajudar a provar a verdade".

Aécio tem uma longa trajetória ao lado de Anastasia. O aliado foi seu vice e, depois, o sucedeu à frente do governo de Minas. No ano passado, Anastasia coordenou a formulação do programa de governo do candidato dos tucanos à Presidência. A peça era considerada um dos maiores ativos da candidatura de Aécio.

No texto em que defende o aliado, o presidente do PSDB diz que "mesmo os adversários" reconhecem Anastasia como uma pessoa "correta e de profundo compromisso com Minas e com o país". Ele ainda diz que o colega é "vítima de um depoimento que carece de credibilidade e comprovação, de motivação ainda desconhecida".

Anastasia é citado no depoimento do policial Jayme Alves de Oliveira Filho, que fazia entrega de propina a pedido de Yousseff. Ele diz ter dado R$ 1 milhão a um homem que, depois, por foto, achou "muito parecido" com o senador. Neste sábado, Anastasia falou, em nota, pela primeira vez, de "armação" para incluir seu nome entre os investigados.

O próprio Aécio é citado em outro depoimento de Yousseff aos procuradores da Lava Jato. O doleiro disse ter "ouvido dizer" que o presidente do PSDB tinha influência nos negócios de uma diretoria de Furnas, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso.

O procurador-Geral da república, Rodrigo Janot, decidiu não investigar Aécio, dizendo não haver elementos mínimos para embasar uma apuração.

Veja a íntegra da nota.

Um dos homens públicos mais sérios e competentes do Brasil. É conhecido e reconhecido, mesmo pelos adversários, como uma pessoa correta e de profundo compromisso com Minas e com o País.

Anastasia é vítima de um depoimento que carece de credibilidade e comprovação, de motivação ainda desconhecida, já inclusive desmentido pelo proprio Alberto Youssef. Defendemos a profunda investigação desse episódio para que fique clara a absoluta inocência de Anastasia e possa ser comprovada mais uma vez sua integridade e honestidade, que os mineiros conhecem tão bem. Veja o que diz Anastasia e compartilhe com seus amigos! Vamos ajudar a provar a verdade!

Comentários