Grupo faz panelaço em São Paulo pela demissão do ministro da Justiça


Folha.com

Bruno Poletti/Folhapress
O movimento Vem pra Rua organiza protesto em frente à casa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em São Paulo

Um grupo que somava pouco mais de 60 pessoas realizou na noite desta quarta-feira (18), em São Paulo, um panelaço em frente ao prédio onde vive o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), no bairro da Bela Vista, zona central da cidade.

Integrantes do movimento "Vem pra Rua", criado nas eleições passadas para protestar contra a corrupção, levaram panelas, faixas e velas à rua para pedir à presidente Dilma a imediata demissão de Cardozo.

Pressionado desde a semana passada, ele admitiu ter se encontrado com advogados que defendem empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. A Polícia Federal, que investiga o caso ao lado do Ministério Público Federal, está subordinada ao ministro da Justiça.

A atitude de José Eduardo Cardozo ouriçou a oposição e levou o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, a pedir no Twitter a sua demissão. O juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato, endossou as críticas e classificou o episódio de "intolerável", conforme decisão divulgada nesta quarta.

Cardozo não estava em São Paulo. Seus pais e uma tia, que costumam ficar no apartamento, foram retirados do local por determinação da Polícia Federal, segundo informações do prédio.

Entre um panelaço e outro, os manifestantes gritavam contra a interferência política e pediam o aprofundamento da investigação dos desvios na Petrobras. Houve quem pedisse também o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"Devemos continuar a fazer pressão até todos caírem e serem presos, inclusive o chefe", disse o advogado Mauro Scheer, 34, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Mas esse eu espero que Deus leve antes", completou Scheer, que discursou a maior parte do tempo empunhando um megafone.

Após quase uma hora de protesto, os manifestantes deixaram a entrada do prédio queimando cartazes com o rosto do ministro Cardozo.

Na próxima terça (24), em Brasília, um novo ato pela sua saída deve ocorrer em frente ao Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios.

Comentários