Governador Alckmin anuncia 29 reservatórios e estação de produção de água de reúso


Anúncios foram feitos durante visita às obras do Sistema Alto da Boa Vista, que terá sua capacidade de produção aumentada em 1 m³ por segundo


O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 5, investimentos da Sabesp para aumentar a reservação de água. Serão 29 novos reservatórios, que ampliarão a capacidade de armazenamento de água em 10% na RMSP (Região Metropolitana de São Paulo).

“Esses reservatórios estão sendo construídos com material de aço e não com concreto armado. Então, ao invés de três anos para fazer um grande reservatório, leva um ano para construção, além de custar 60% do preço”, informou o governador. A previsão de entrega dos 29 reservatórios é março de 2015 – três já foram entregues, cinco serão até dezembro e os outros 21 até março. O investimento na construção desses reservatórios é de R$ 169 milhões.

O segundo anúncio feito por Alckmin foi a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR), que vai gerar 2 m³ de água por segundo. Essa água, duas vezes tratada, será devolvida ao Guarapiranga com economia e qualidade. Essa obra deve ser entregue em dezembro de 2015.

Por fim, o governador detalhou o aumento da produção de água no Guarapiranga, que fornecerá 1 m³ por segundo a mais, já neste mês, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes.

Sistema Alto da Boa Vista

Os anúncios foram feitos por Alckmin durante a visita às obras do Sistema Alto da Boa Vista (ABV) para ampliação de sua capacidade de produção de água, que vem do Guarapiranga.

Atualmente, a produção do Sistema ABV é de 14 mil litros por segundo. O sistema passará a tratar mais água do que trata hoje e, para isso, será utilizada a tecnologia de membranas de ultrafiltração. Adotada em países como Portugal, Espanha, Israel e Austrália, essa tecnologia de ponta conta com uma série de vantagens: produz água com muito mais rapidez (o tratamento, que levaria pelo menos duas horas, ocorre em 20 a 30 minutos), funcionamento automatizado e menos produtos químicos. Outra vantagem: ocupa um espaço físico menor, o que é essencial para a área onde está localizada a estação de tratamento.

A reservação do Sistema ABV também terá sua capacidade aumentada em 40 milhões de litros, sendo dois reservatórios metálicos de 20 milhões de litros cada um. Um deles já está em operação e outro será concluído até o final de novembro de 2014. O sistema terá sua capacidade de reservação duplicada, passando para 80 milhões de litros.

O conjunto de obras acima citado é mais uma ação no plano estratégico de combate aos efeitos da seca, pois vai aumentar a flexibilidade operacional do Sistema Integrado Metropolitano. Destaca-se que o benefício da ampliação na produção da ETA ABV em 1 m³ por segundo vai permitir auxiliar o Sistema Cantareira, reduzindo ainda mais sua área de influência, com a transferência desta nova vazão, principalmente, para os setores de abastecimento Jabaquara e Ipiranga, atendendo os Bairros: V. Monumento, Cambuci, Aclimação, V. Independência e parte da Mooca. Ao todo, serão beneficiados 300 mil habitantes.

As obras tiveram início em 04/07/2013 e seu término está previsto para novembro/2014. O valor total dos investimentos, considerando ampliação da ETA, reservação e adutora para interligação dos reservatórios é de R$ 76,5 milhões. A construção está a cargo das empresas Centroprojekt do Brasil e Hanattec (ampliação da ETA), O-Tek e Construnível Engenharia (Reservatórios) e Complexa Construções (adutoras).

Comentários