Serra é eleito Senador com 11 milhões de votos



Rodrigo Vizeu e Marcio Falcão - Folha.com 


O ex-governador José Serra (PSDB), 72, foi escolhido por 58% dos eleitores paulistas para o Senado, reabilitando a carreira do tucano após sucessivas derrotas.

Em segundo lugar, com 32%, o senador Eduardo Suplicy (PT), 73, deixará a Casa na qual ocupava cadeira desde 1991. A derrota pode significar o fim de sua carreira em cargos eletivos. Gilberto Kassab (PSD) ficou em terceiro, com 6% dos votos.

Serra obteve sua primeira vitória eleitoral desde 2006, ano em que levou o governo de São Paulo. Depois, perdeu as disputas para presidente, em 2010 (já perdera em 2002), e prefeito de São Paulo, em 2012. Não conseguiu disputar com Aécio Neves a indicação do PSDB para 2014.

Com o retorno ao Senado, para o qual já foi eleito para o período entre 1995 e 2002, Serra deve ser uma figura proeminente, seja em oposição a Dilma Rousseff ou em um governo Aécio.

Com a vitória de Serra, o PSDB passaria a ter, ao lado de Aloysio Nunes, duas das três vagas de São Paulo no Senado –mas isso apenas se Aécio perder, já que Aloysio é candidato a vice e seu suplente é do PMDB.

A última dobradinha de senadores tucanos paulistas existiu até 1994, com Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. Nos últimos anos, foi o PT que teve a maioria.

Pela manhã, após votar, Serra prometeu que, se eleito, faria "tabelinha" em defesa de São Paulo com o governador reeleito Geraldo Alckmin (PSDB). Também disse que trabalharia por Aécio no segundo turno: "Estarei engajado sem a menor sombra de dúvida onde for mais necessário, mais conveniente".

Comentários