Fernando Henrique diz que Lula mentiu em declaração sobre nordestinos


Ex-presidente posta vídeo para dizer que PT faz demogagia para jogar o povo contra o PSDB


Julianna Granjeia - O Globo


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou um vídeo em sua página de Facebook, nesta sexta-feira, para rebater as críticas de seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, de que o tucano teria criticado a população nordestina por ter votado na presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, no primeiro turno.

— O PT fica fazendo demagogia, querendo nos jogar contra o povo, dizendo que o PSDB fez isso ou aquilo, que eu disse isso ou aquilo, o Lula mentiu, eu não falei de Nordeste ou de nordestinos, nada disso. E lamento que a presidente Dilma Rousseff, sem saber, tenha embarcado nessa. Não é verdade, o povo não é bobo — diz em vídeo, o ex-presidente tucano.

Ontem, durante ato com pestistas em São Paulo, Lula dedicou boa parte de seu discurso para atacar Fernando Henrique Cardoso, que afirmou nesta semana que os eleitores que votaram em Dilma não são pobres, mas desinformados. Ele chegou a dizer que Fernando Henrique representa a elite brasileira, é um "preconceito (de classe) histórico".

— Aquilo não é o pensamento dele. Aquilo é uma cultura deles (PSDB). É uma cultura de dizer que quem não vota neles é mais burro do que quem vota. Ele não falou só do Nordeste ou do Norte. Ele falou da periferia de São Paulo, do Rio, de Belo Horizonte — disse Lula ontem.

Fernando Henrique também afirma que “o povo sabe quem fez o Plano Real” que melhorou a vida dos pobres e dos trabalhadores.

— O povo sabe que quem fez o Plano Real fomos nós, quando fui ministro da Fazenda, que melhorou a vida de todo mundo, dos pobres, do trabalhador. É assim que se combate a pobreza, não é deixando a inflação voltar e depois aconselhando o povo a não comer carne e a comer tomate, frango e ovo. Desse jeito não resolve a pobreza. Nós, do PSDB, fizemos o que dissemos. E deu certo - finaliza o tucano, referindo-se ao secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, que sugeriu que a população brasileira fique atenta à possibilidade de substituir produtos à mesa.

Comentários