Datafolha: Alckmin tem 50% da intenção votos e venceria no 1º turno


Gustavo Uribe - Folha.com 


Em campanha à reeleição, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), chega à reta final da disputa estadual com vantagem suficiente para vencer a corrida eleitoral em primeiro turno.

A última edição da pesquisa Datafolha, realizada entre quarta-feira (1) e quinta-feira (2), mostra que o tucano oscilou de 49% para 50% em relação a levantamento divulgado na última terça-feira (30).

Segundo colocado na disputa eleitoral, Paulo Skaf (PMDB) passou de 23% para 22%, enquanto Alexandre Padilha (PT) foi de 10% para 11%. Os candidatos Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS) e Gilberto Maringoni (PSOL) tiveram 1%.

Os demais candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 7%, mesmo percentual de eleitores que não sabem ou não opinaram.

Se levados em consideração os votos válidos, sem computar os brancos e nulos, Alckmin teve 58%, Skaf pontuou 26% e Padilha atingiu 13%.

A intenção de voto do governador supera a soma de todos os seus adversários, o que garante uma vitória em primeiro turno.

O Datafolha, assim como em pesquisas anteriores, também avaliou o cenário de segundo turno em que o tucano enfrenta o peemedebista.

Em uma disputa entre os dois, em comparação ao levantamento anterior, Alckmin oscilou de 57% para 56% e Skaf passou de 32% para 31%.

No cenário de uma disputa entre PSDB e PT no segundo turno, Alckmin manteve 65% e Padilha passou de 22% para 23%.

A três dias da eleição, mais da metade (52%) dos eleitores paulistas não sabe o número do candidato em que desejam votar.

O Datafolha também mediu a aprovação do eleitorado em relação à atual administração. Ao todo, 48% a consideram ótima ou boa, 34% regular e 17% ruim ou péssima.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para cima ou para baixo. O Datafolha entrevistou 2.112 eleitores em 60 cidades; a pesquisa está registrada com a sigla SP-00054/2014.

Comentários