60% da propina era destinada a agentes políticos do PT, PP e PMDB, diz Youssef


Doleiro detalhou como era feita a distribuição da propina paga por empreiteiras para financiar os partidos, depoimento vai de encontro ao de Costa

Ricardo Brandt, Fausto Macedo e Mateus Coutinho - Estadão


O doleiro Alberto Youssef disse que 60% da propina desviada da Petrobras abasteciam agentes políticos e que João Vaccari, ex-tesoureiro do PT, e o lobista Fernando Soares eram operadores do esquema.

“Eram 1% de todos contratos: 30% para doutor Paulo Roberto, 60% para agentes políticos, 5% para mim e 5% era para João Claudio Genu (ex-assessor do PP e do deputado José Janene, morto em 2010)”, detalhou Youssef. Antes de Genu, era Janene quem recebia a parte do PP. Ambos já tinham sido condenado no Mensalão.

Youssef explicou como era feita a distribuição da propina paga por empreiteiras contratadas pela Petrobrás que financiou partidos políticos, entre eles PT, PMDB e PP, alvos da Lava Jato, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, na Justiça Federal de Curitiba.

O doleiro revelou que foi através dos operadores do esquema João Vaccari, ex-tesoureiro do PT, e pelo lobista Fernando Soares, e das empreiteiras que ele ficou sabendo que todas diretorias da Petrobrás tinham esquemas de propina igual ao que ele atuava na diretoria de Abastecimento.

“Eu não operei em outra direção, mas eu sei que existiam os mesmos moldes em outras diretorias. Eu sei por conta dos próprios empreiteiros, os operadores, era em todas as áreas, tanto na área internacional como na de serviços”, afirmou. Questionado se os operadores citados Fernando Soares e João Vaccari operavam também na diretoria de Abastecimento, ele confirmou. “Operavam também”.

Camargo Corrêa. No caso específico da empreiteira Camargo Corrêa, Youssef revelou que sua propina era de 10% sobre todo produto comprado e que repassava comissões para executivos da própria empresa.

“Da Camargo Corrêa foi 10%, de cada venda. De outras empresas menos”. Questionado pelo magistrado sobre os pagamentos de comissão aos próprios diretores, ele respondeu que estava dentro de seu percentual.

Comentários