Skaf se irrita ao ser questionado sobre taxas das escolas do Sesi


Candidato, que sempre se colocou contra o aumento de impostos, saiu em defesa das taxas que passaram a ser cobradas em 2007

RICARDO CHAPOLA E MATEUS COUTINHO - O ESTADO DE S. PAULO


O candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf, se irritou nesta terça-feira, 2, ao conceder entrevista à EPTV - afiliada da Rede Globo, na região de Campinas, no interior de São Paulo. Ele foi questionado pelos jornalistas se não considerava incoerente seu discurso de combate aos impostos se, por outro lado, em 2007, quando presidia a Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi o responsável por criar uma taxa aos alunos do Sesi. 

Segundo Skaf, a taxa instituída nas escolas administradas pela Fiesp viabilizou uma "revolução" na educação. 

"Não há nenhuma incoerência. Quando eu assumi a Fiesp, fiz um grande plano para 10 anos para fazer uma revolução na educação do Sesi. Nós investimos e fizemos uma grande revolução na região, bem como no Estado inteiro", disse Skaf na entrevista. "O que nós fizemos: quem não pode, não paga nada. E quem pode, ou seja, pessoas que eram filhos de industriários, que cresceram, que muitas vezes vão com carro e motoristas para a escola, pagam muito pouquinho. E com essa taxa, viabilizou". 

'Honra'. Quando assumiu a presidência da entidade, em 2004, Skaf participou de uma entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura, no qual disse se honrar presidir a Fiesp, que oferecia a 200 mil alunos estudo gratuito pelo Sesi. 

"O Sesi tem 200 mil alunos, estudam gratuitamente por ano. Eu me honro muito ser presidente da Fiesp e ser também presidente do Sesi e do Senai. São 200 mil alunos que estudam gratuitamente na pré escola e no ensino fundamental. Foram os outros 500 mil que passam pelos cursos técnicos do Senai e do Sesi", afirmou Skaf na época. 

Taxas. As escolas do Sesi são utilizadas como referência a ser adotada na rede pública estadual por Skaf. Ele adotou o ensino integral nas escolas da entidade durante sua gestão à frente da Fiesp, Para disputar as eleições deste ano, o peemedebista se licenciou da federação.

As escolas do Sesi são privadas e apenas os alunos cuja família apresente renda de seus membros igual ou inferior a um salário mínimo são isentos das taxas de matrícula e das mensalidades. Neste ano, segundo a tabela divulgada pelo Sesi, a taxa para os alunos que cursam o ensino fundamental em tempo integral nas escolas da rede é de R$ 1.595,20, que pode ser parcelado em 10 vezes.

Comentários