Ibope: Alckmin lidera com o dobro de votos de SKaf e seria eleito no primeiro turno


Governador tucano seria reeleito no primeiro turno se a eleição ocorresse nesta terça-feira. Padilha oscilou de 5% para 7%

DANIEL BRAMATTI - O ESTADO DE S. PAULO


A taxa de intenção de votos no governador Geraldo Alckmin (PSDB) caiu de 50% para 47% em uma semana, segundo a mais recente pesquisa Ibope/Estado/Rede Globo. No mesmo período, a parcela do eleitorado paulista disposta a votar no peemedebista Paulo Skaf subiu 3 pontos porcentuais, de 20% para 23%. O petista Alexandre Padilha oscilou de 5% para 7%.

Se as eleições fossem realizadas nesta terça-feira,2, Alckmin seria reeleito no primeiro turno, já que seus 47% superam com folga a soma dos adversários (34%). Na hipótese de haver um segundo turno, o tucano seria o favorito: venceria por 52% a 30% contra Skaf. 

No eleitorado mais escolarizado, com ensino superior, a vantagem de Alckmin sobre Skaf é de apenas 10 pontos: 44% a 34%. Entre os que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental, essa vantagem chega a 37 pontos: 51% a 14%.

Na divisão do eleitorado por faixas de renda, o tucano colhe melhores resultados entre os mais pobres, que ganham até 2 salários mínimos: 51%, contra 17% de Skaf. Entre os que ganham acima de 5 salários, o placar é de 47% a 33%.

Avaliação do governo. O Ibope também ouviu os eleitores sobre a avaliação que fazem do governo estadual. Para 42%, a gestão de Alckmin é ótima ou boa e para 20%, ruim ou péssima.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 1.º de setembro de 2014. O Ibope ouviu 1.806 eleitores. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo No BR-00492/2014.

Comentários