Alckmin ganha direito de resposta de um minuto na propaganda de Padilha


Gabriela Terenzi - Folha.com

A juíza auxiliar do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo Claudia Fanucchi concedeu um minuto de direito de resposta ao candidato a governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB) no horário reservado ao adversário Alexandre Padilha (PT).

O motivo é a veiculação da informação "sabidamente inverídica" pela propaganda petista, que afirmou que o cartão metropolitano BOM, implantado por Alckmin, não dá desconto nos transportes públicos nem faz integração entre ônibus, metrô e trem. O trecho tinha 11 segundos.

Para a juíza, a notícia pode causar entendimento errôneo no eleitorado. Ela confirmou decisão liminar (provisória) da terça-feira (9) que já havia suspendido a veiculação do trecho.

O tempo de resposta, a ser veiculado no bloco noturno do horário eleitoral, deverá ser utilizado estritamente para esclarecer a informação considerada inverídica.

Da decisão, cabe recurso ao plenário do TRE.

Para o advogado de Padilha, Marcelo Nobre, a sentença é injusta. "Nós acreditamos que a propaganda traz informações importantes para o leitor, dentro dos limites do debate político", afirma. Ele diz que irá recorrer da decisão.

Esse é o segundo direito de resposta que Alckmin vence nesta eleição.

No último dia 2, o governador ganhou espaço na propaganda de Paulo Skaf (PMDB), segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para o governo estadual.

Na propaganda do PMDB, o governador era acusado de manipular o registro de ocorrência de crimes contra policiais militares.

Comentários

  1. De toda essa história o mais novo pote do Lula não explicou de que cofre vai sair o tal desconto de 25% no Bilhete. O incompetente ex-ministro da Saúde esqueceu que sua turma fez badernas e impediu o aumento das tarifas no ano passado?

    ResponderExcluir
  2. Leia-se POSTE onde e lê pote

    ResponderExcluir

Postar um comentário