Uma história de campanha com Geraldo Alckmin, Antônio Ermírio de Moraes e eu


Geraldo Alckmin e Antônio Ermírio de Moraes em 2000

 Em setembro de 2000 coordenava uma das equipes de rua da campanha Geraldo Alckmin Prefeito. Estavamos em uma ação na Praça da República, onde distruíamos material de campanha. Mais tarde haveria uma caminhada pelas ruas do centro de São Paulo com Alckmin, José Serra e Antônio Ermírio de Moraes.

Corria tudo bem, até que uma moça da equipe entregou um panfleto do candidato a um senhor, que, ao ver o material, teve um ataque e, aos grito, tentou agredi-la. Agimos rápido, evitando o incidente e o homem se foi.

Passado cerca de meia hora, chegaram o candidato Geraldo Alckmin e o empresário Antônio Ermírio. Começamos a caminhada pela Rua 7 de Abril. Logo no primeiro quarteirão, uma confusão: o tal homem que tentou agredir uma das "geraldetes", como chamavamos as moças da equipe, ao ver Alckmin e avançou em direção a ele. Quando ele estava a metro do candidato, um dos membros da equipe, mesmo com um braço quebrado, conseguiu puxar o homem e evitando a provável agressão. 

Como as pessoas não tinham presenciado a tentativa de agressão anterior, não entenderam a ação do rapaz que puxou o tal senhor que tentou se aproximar de Alckmin e todos partiram para debelar a confusão, inclusive Antônio Ermírio de Moraes. Ficando com o candidato apenas eu e João Câmara, então persidente do PSDB da cidade de SP. Expleique a eles o fato ocorrido anteriormente, justificando a atitude do membro de minha equipe.

Terminada a confusão, Alckmin chama seu Ajudante de Ordens, então Tenete Viana, e lhe diz em tom calmo, mas firme: "Que isso não se repita".

Seguimos a caminhada, José Serra, que à época era Ministro da Saúde, nos encontrou, e nunhum outro incidente ocorreu. 

Fiz questão de contar esse fato para mostrar o quanto Antônio Ermírio era simples e se preocupava com as pessoas. Saiu em defesa daquele senho, afastado do candidato de forma um pouco brusca, por não entender o que acontecia. 

Antônio Ermírio de Moraes é, sem dúvida, um brasileiro que marcou seu nome na história, não só por ser um grande empresário, mas por seus valores humanos. Fica aqui minha homenagem.


Comentários