PSDB considera acionar Greenpeace no TRE por cartaz com Dilma e Alckmin


Folha.com

O PSDB considera acionar a ONG ambiental Greenpeace no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por crime eleitoral pelos cartazes que estamparam uma dobradinha entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB). O material foi instalado na última quarta-feira (13) em pontos de ônibus da cidade de São Paulo.

A campanha à reeleição do tucano disse que há"crime eleitoral", uso indevido da logomarca do Estado e tentativa de prejudicar a candidatura à reeleição do governador. O partido já notificou na quarta a Justiça Eleitoral, que pediu ao Ministério Público a abertura de uma ação criminal.

Adversários políticos, os dois aparecem lado a lado com a inscrição: "A espera acabou. Até o final de 2014 a extensão do metrô vai dobrar." O caso foirevelado pela Folha na quarta.

A propaganda irritou as campanhas do PSDB e do PT, que anunciaram ações na Justiça Eleitoral. A peça simula propaganda oficial, trazendo os símbolos do governo federal e do governo do Estado. A legislação veda o uso de imagem do governante em propaganda.

Em nota publicada em seu site nesta quinta-feira (14), a ONG explicou que a peça publicitária era uma "provocação" e que a "união dos políticos de partidos diferentes também reforçava o estranhamento da "propaganda".

Gustavo Uribe/Folhapress 
Alckmin e Dilma aparecem juntos em publicidade sobre o metrô de SP

"A provocação realizada pelo Greenpeace Brasil tem o objetivo de pressionar os candidatos a assumir verdadeiro compromisso com a melhoria do transporte público e com a mobilidade urbana para além de promessas eleitoreiras. A intervenção foi destaque na imprensa e provocou reações dos partidos dos candidatos. Mas ninguém lembrou que o voto dos cidadãos é sempre conquistado com promessas que depois não são cumpridas e que a população convive com condições indignas de transporte público", afirmou Barbara Rubim, da Campanha de Transporte do Greenpeace. "Isso tem que mudar".

A ONG explicou que assumiria a ação, mas que em respeito ao falecimento do presidenciável Eduardo Campos (PSB), decidiu postergar a assinatura do protesto para quinta.

O Greenpeace afirma que, no balanço dos últimos quatro anos do que foi feito em São Paulo em relação ao investimento em transporte público, "apenas 13% do que havia sido prometido de expansão do metrô virou realidade" e que "o governo federal, por sua vez, repetiu o papel de transferir a responsabilidade. Limitou-se a acompanhar passivamente a incapacidade dos entes estaduais e municipais de não aplicar os recursos transferidos pela União para desenvolver e executar os projetos de mobilidade urbana".

O texto fala que "dos cerca de R$150 bilhões prometidos nos últimos,aproximadamente 30% foi de fato convertido em melhorias para a população".

Responsável pela instalação dos novos abrigos de ônibus, a empresa Otima afirmou à Folha que " foi surpreendida com a violação de seus painéis publicitários na madrugada".

A empresa afirmou que houve uma "ação criminosa" e informou ainda que registrou uma ocorrência policial "para apuração de responsabilidades, notificou a Justiça Eleitoral e tomará as medidas cabíveis e necessárias. Os materiais estão sendo retirados dos painéis".

Comentários

  1. ta querendo encostar no Geraldo pra ver se sua popularidade sobe. Mas isso nao vai acontecer. Fora Dilma
    Carlinhos Brow ex Vereador de Santa Gertrudes SP

    ResponderExcluir

Postar um comentário