Programa de Dilma mostra secretário de agricultura no RS como homem simples


Folha.com

A campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, mostrou em seu programa eleitoral a história de um homem apresentado como um humilde agricultor, mas ocultou que ele é secretário de um município gaúcho.

No programa que foi ao ar no último dia 23, José Veit, 53, secretário de Agricultura de Bom Princípio (RS), aparece sentado na cozinha de uma casa, olhando fotos de seu filho Odair, enquanto conta que o jovem teve que trocar o campo pela cidade, no passado, por falta de perspectivas de trabalho.

"Ele trabalhou comigo desde pequenininho, sempre junto comigo. Ele saiu porque não tinha perspectiva de ter um futuro na agricultura. Mas graças a deus hoje está comigo", diz José Veit na gravação.

Em seguida, uma locutora afirma que Odair voltou ao campo graças ao "apoio à agricultura familiar" nos governos Lula e Dilma, por meio de programas como o Pronaf.

José Veit, secretário de Agricultura de Bom Princípio, no programa eleitoral de Dilma

"Quando eu voltei da indústria pra roça, tinha incentivo completo. Até hoje nós contamos com trator, micro e vários implementos graças aos programas do governo nos últimos anos, mudou totalmente a perspectiva do produtor", afirma Odair.

O caso foi revelado em reportagem da revista "IstoÉ" desta semana.

De acordo com notícia divulgada no site da Prefeitura de Bom Princípio, José Veit assumiu o cargo no governo municipal, em junho de 2013, para cumprir "acordo político feito durante a campanha, de que a Secretaria de Agricultura seria chefiada por um membro da base aliada".

Conhecida como a "terra do morango", Bom Princípio, que fica a 71 km de Porto Alegre, é administrada pelo prefeito Vasco Alexandre Brandt, do PMDB, aliado local do PT.

Além de secretário e produtor de morangos, Veit preside a Ecomorango, uma cooperativa de produtores.

A reportagem não conseguiu contato com o secretário até a publicação desta notícia.
 
Veit e seu filho Odair em programa eleitoral da campanha de Dilma Rousseff





Comentários