Juiz suspende propaganda que diz que Alckmin 'odeia os pobres'


Gabriela Terenzi - Folha.com
O desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, determinou neste domingo (24) a suspensão da propaganda do candidato a deputado federal Toninho (PSTU) em que ele afirma que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) "odeia os pobres".

A decisão é decorrente de uma representação da coligação de Alckmin que pedia direito de resposta, no horário eleitoral, por causa da frase do candidato do PSTU. Apesar de suspender a propaganda, o magistrado do TRE não concedeu resposta ao tucano.

"Na desocupação do Pinheirinho, Alckmin demonstrou que odeia os pobres", disse Toninho na propaganda eleitoral da quinta-feira (21).

O candidato referia-se ao episódio da reintegração de posse, em 2012, de um terreno em São José dos Campos que resultou na remoção violenta de 1.840 famílias pela Polícia Militar.

Para o juiz, a declaração de Toninho é uma "opinião", o que não constitui "fato sabiamente inverídico".

"Não se trata porque se refere a opinião manifestada diante da conduta política do Governador do Estado", escreveu Cauduro Padin em sua decisão.

Por outro lado, o juiz afirma que a palavra "odiar" incita "a uma questão ideológica e a um conflito de camadas sociais", e lembra que o Código Eleitoral veda propaganda sobre preconceito de raça ou de classes.

"Referida colocação acaba incitando a um confronto ideológico, de classes ou uma discriminação social relativamente ao status econômico das pessoas, o que vai de encontro aos princípios e às vedações maiores relativas à propaganda eleitoral", afirmou, justificando a opção pelo fim da veiculação da propaganda.

A multa por descumprimento à suspensão é de R$ 10 mil por exibição.

Da decisão, cabe recurso ao plenário do TRE.

Procurado pela reportagem, Toninho disse que ainda não havia tomado conhecimento da decisão, mas comemorou o resultado.

"Fico contente porque eu tenho 10 segundos de propaganda, é uma boa notícia", disse.

"Se a Justiça disse, a gente tira a palavra [odiar], não tem problema. Vamos continuar falando do Pinheirinho, sem usar 'odiar'."

DISPUTA JURÍDICA

Esse é o terceiro pedido de resposta reclamado por Alckmin desde o início da propaganda eleitoral.

O governador entrou com ação também contra a candidata do PSTU ao Senado, Ana Luiza, e contra Ivan Valente (PSOL), candidato a deputado federal. Em ambos os casos, a Justiça negou o direito ao governador.

Comentários