Ibope: Com 50%, Alckmin será eleito no 1º turno


Ibope mostra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) com 50% das intenções de voto. Alexandre Padilha (PT) manteve 5%

RICARDO CHAPOLA - O ESTADO DE S. PAULO



O candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf, subiu 9 pontos porcentuais, mas o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que disputa a reeleição, ainda venceria a disputa no primeiro turno - ele tem 50% das intenções de voto. A pesquisa, realizada pelo Ibope, foi divulgada nesta terça-feira, 26, pelo jornal SPTV - 2ª Edição, da Rede Globo.

O levantamento coloca Paulo Skaf (PMDB) com 20% das intenções de voto e Alexandre Padilha (PT), com 5%. É a primeira pesquisa divulgada após o início do horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão. 

Gilberto Natalini (PV), Raimundo Sena (PCO) e Gilberto Benko (PHS) figuraram com 1% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada nesta terça. Os demais concorrentes não pontuaram. O índice de eleitores que não sabiam ou não responderam foi de 11% e de votos brancos e nulos, de 10%. 

Em relação à pesquisa Ibope anterior, divulgada no dia 30 de julho, o único candidato ao governo que apresentou crescimento do índice de intenções de voto foi Skaf. O peemedebista saiu de 11% e foi a 20% poucos dias depois de ter endurecido o seu discurso contra Alckmin na TV. Na semana passada, Skaf afirmou em seu programa eleitoral que o tucano "não enfrenta os problemas do Estado com tesão". Alckmin e Padilha mantiveram a mesma pontuação.


Rejeição. O Ibope também aferiu a rejeição dos candidatos ao governo de São Paulo - índice que aponta em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Padilha encabeça a lista: a rejeição passou de 19%, em julho, para 26%. A de Alckmin oscilou um ponto porcentual para cima, passando de 18% para 19%, e a de Skaf, um ponto porcentual para baixo, de 13% para 12%.

O Ibope entrevistou 1512 eleitores em 79 municípios de São Paulo, entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro da pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento divulgado nesta terça foi contratado pela Rede Globo.

Comentários