Governador Alckmin veta projeto de vagão exclusivo para mulheres no metrô de SP


Folha.com


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vetou nesta terça-feira (12) o projeto que criava o vagão exclusivo para mulheres no metrô e nos trens da CPTM. AFolha já tinha antecipado, na segunda (11), a decisão do governo estadual.

Em nota, o governo afirmou que "o embasamento para o veto, além de questões legais e técnicas, considerou o pleito das associações de defesa dos direitos das mulheres, que avaliavam que a proposta representava um retrocesso na luta para ocupação dos espaços públicos e estimulava a segregação."

Criado pelo deputado Jorge Caruso (PMDB), o projeto foi aprovada na Assembleia no mês passado e tinha como objetivo proteger as mulheres de abusos sexuais no transporte superlotado. A aprovação, porém, provocou protestos grupos feministas, que alegavam que ele provocaria segregação e não ajudaria no combate ao assédio sexual.

O governo estadual afirmou que mantém uma série de ações para combater a violência dentro dos vagões. Entre eles estão o monitoramento por câmeras, campanha com cartazes e folhetos e os telefones de denúncia: 97150-4949 (torpedos para a CPTM), 97333-2252 (torpedos para o Metrô) e 0800-550121 (denúncia telefônica para a CPTM).

Comentários