"Comoção pela morte de Campos infla resultado do Datafolha em favor de Marina", artigo de Welbi Maia


Intenção de votos de Marina Silva no Datafolha foi inflado pela comoção social gerado pela morte de Eduardo Campos


A pesquisa Datafolha divulgada hoje, 18/08, não traz nenhuma novidade. Era mais que previsível a subida da possível candidata do PSB, Marina Silva. A pesquisa foi realizada em momento de grande comoção, onde todos estavam sob o impacto pela subita morte de Eduardo Campos. Que, por suas qualidades, e pela grande tragédia que lhe tirou a vida, recebeu a atenção total dos os meios de comunicação e a solidariedade da população de toda classe política.

Em se confirmando a candidatura de Marina pela Coligação Unidos pelo Brasil, ela terá a seu favor o recall da eleição de 2010 e o reflexo dessa comoção gerada pela morte de Eduardo. Porém, a eventual candidata do PSB terá contra sí vam série de fatores: Marina não tem experiências em cargos executivos, a não ser como ministra do governo Lula. Sua inexperiêcia pode pesar na avaliação do eleitor. A rejeição do agronegócio por ela é absoluto. Outra ponto que pode pesar é a visão conservadora da candidata, que já se posicionou contra o "casamento gay". 

É preciso também destacar que Marina Silva, ao entrar no PSB, partido pelo qual pode ser candidata, já havia anunciado que ficaria por pouco tempo. É público que o objetivo dela é organizar o seu próprio partido, a Rede Sustentabilidade. Essa sua pretenção pode causar desconforto e até crise entre os membros da coligação e do próprio PSB.

Há muitas divergências entre Marina e o prjeto de Eduardo Campos. E ao querer impor seu prórpio projeto, a relação entre ela e correligionários de Campos podem se esgarçar logo no início da campanha.

O tempo de TV da Coligação Unidos pelo Brasil também será menor que a de Dilma e Aécio. Como também a arrecadação de sua campanha.

Marina ainda carrega o consigo sua origem petista. O que pode dificultar o discurso de mudança, já que foi ministra de Lula, ajudando a constrir o projeto que aí está.

Portanto, o resultado do Datafolha reflete apenas este momento de alta comoção. Onde todos os holofotes estavam voltados para si. 

Ao iniciar os programas de rádio e TV, as o quadro eleitoral começa a se definir. As pesquisas nas próxiams semanas poderão mostrar com mais clareza o que acontecerá nas eleições de outubro. Aguardemos.

Comentários

  1. Acredito que o resultado ė momentâneo devido a exposição da mídia, não vejo como algo permanente ....Muita agua pra passar por baixo desta ponte ainda. #somosaecio

    ResponderExcluir

Postar um comentário